No dia a dia dos vendedores, os passos para reverter uma venda perdida ainda não estão bem claros. Muitos clientes desejam somente as informações técnicas sobre as semijoias, mas compram em outra ocasião.
Quando isso acontece, você deve manter o cliente na sua lista de contatos, mas para o receber os e-mails de promoções e lançamentos. Em outras palavras, ele tem que ficar à vontade.
Isso significa que o cliente precisa caminhar dentro da jornada de compra, ou seja, nas etapas avançadas por ele até o fechamento do pedido. As ações de marketing auxiliam perfeitamente nesse processo.
Confira agora as dicas da Santa para te ajudar a trabalhar suas oportunidades de vendas perdidas e revertê-las em compras.
Follow up de oportunidades para reverter uma venda perdida
O termo faz referência ao acompanhamento ou negociação de vendas. É o momento de entender as necessidades do cliente e os motivos de desistência da compra. A partir disso, fica fácil traçar estratégias mostrando os diferenciais das suas peças sem falar mal da concorrência.
Ranking de clientes X poder de compra
Faça uma lista de clientes perdidos e potenciais compradores, ou seja, dos que dariam mais lucro para sua empresa. Reveja as compras anteriores, se tiver, o volume de devoluções e as reclamações. Além disso, a quantidade de receita gerada por ele e o custo investido na captação (marketing).
Perfil e histórico de interação do cliente
Chegou a hora de colocar em prática o CRM (Customer Relationship Management) que significa “Gestão de relacionamento com os clientes”. Ela é feita com ferramentas específicas ou por planilhas de Excel. Por outro lado, ali deve ter as informações do cliente, interações nas redes sociais e contatos com o setor de vendas.
Desistência no carrinho de compras
O abandono de carrinho mostra os motivos da desistência da compra. Por exemplo, valor alto de frete, prazo de entrega, formas de pagamento e dúvidas. Portanto o remarketing, exibição de an´´uncios dos produtos visualizados, é uma boa estratégia de marketing.
Técnicas de fechamento de vendas
O desafio do bom vendedor não é segurar a venda nos primeiros minutos de conversa, mas conquistar o cliente até o fechamento da compra e depois dela. Ao passo que a abordagem consiste em mostrar as vantagens de comprar as semijoias com preços especiais.
Não se estresse com as comparações
Os clientes relatam também as boas experiências de compras com outros lojistas. Então as comparações revelam os pontos fortes do seu produto e futuras melhorias. Atualmente no mercado de semijoias, as marcas que oferecem soluções para os consumidores se destacam mais.
Reforce a identidade corporativa da empresa
A identidade corporativa representa a sua marca baseada nos valores da empresa. Afinal de contas, o conceito se diferencia do visual do negócio, ou seja, do logotipo (parte escrita da sua marca) ou logomarca (desenho, símbolo gráfico).
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