Não vendemos fiado. Com certeza, você deve ter lido ou ouvido essa frase dentro de algum comércio. A ação mantém a segurança do capital de giro da empresa e conserva o fluxo de caixa sempre positivo.
Antes de mais nada, vender fiado, além de ser uma estratégia antiga no mercado, é uma prática arriscada para o vendedor, pois se trata de uma promessa de pagamento futuro sem garantia de recebimento.
Do mesmo modo que a ideia de vender por amizade cria uma relação desastrosa nos negócios, pois a confiança e o medo de perder o cliente ou amigo são motivos para revendedores cederem a esse tipo de negócio.
O maior risco de vender fiado é não saber quando vai receber. Então o vendedor tem que deixar claro aos clientes sobre as formas de pagamento para que a mercadoria saia com perspectiva de quando vai receber.
Em pouco tempo, o fiado traz grandes prejuízos e, ao cobrar o cliente, ele pode dizer que pagou, mas você não retirou das suas anotações. Ou seja, a sua palavra contra a dele. Afinal de contas, a maioria dos comerciantes, que vendem dessa forma, esquece de entregar o comprovante do pagamento feito.
Razões para não vender fiado
Vamos falar dos motivos para não vender fiado. Assim como você pagou antecipado pelo produto ao fornecedor, caso o cliente não pague isso trará sérios problemas. Em outras palavras, o ideal é ter uma relação profissional com todos os clientes independente do grau de amizade ou parentesco.
Benefícios de receber na hora
Você consegue muitas vantagens ao receber o pagamento no ato da venda. Ainda mais que seus funcionários dependem do seu negócio e as finanças precisam estar em ordem. Além disso, a dica para quem vende produtos sob encomenda é receber uma parte da venda de sinal.