4 dicas para superar a falta de motivação no trabalho

Começar em um novo emprego é sempre empolgante, não é mesmo? A vontade de mostrar serviço e fazer novos laços profissionais é enorme! No entanto, o tempo passa e inúmeros fatores acabam causando a falta de motivação no trabalho: broncas do chefe, desentendimento com colegas e sobrecarga são alguns deles.

Assim que começar a ocorrer o problema, você deve entender o motivos que estão levando a isso e correr atrás para revertê-los. Quer saber como se motivar e abandonar de vez essa falta de ânimo? Confira as 4 dicas que preparamos para você:

1. Converse com seus colegas

Ninguém melhor para entender sua desmotivação no local de trabalho do que as pessoas que também estão nele. Converse com outros colegas e pergunte se eles passam ou passaram por isso, o que fizeram para dar a volta por cima e quais conselhos podem dar a você.

Fale também com seu gestor. Ele é o responsável por manter um bom clima organizacional e analisar o que está causando o problema. Uma boa conversa pode até evitar e reverter problemas com outros colaboradores. Boa comunicação é peça-chave para o sucesso da empresa e o bom líder sabe disso.

2. Estabeleça suas próprias metas

A mesmice desanima grande parte dos trabalhadores. Perceber que sua função se resume a algo que aparentemente não avança traz aquele sentimento de estagnação. Vencer obstáculos e alcançar objetivos, ao contrário, são ações que trazem a sensação de aprendizagem e autossuperação constantes.

Se o seu trabalho não traz desafios, por que não criá-los? Estabeleça uma meta diária — possível de cumprir, é claro — que possibilite seu maior empenho no trabalho. Essa dica também é ótima para aumentar seu senso de responsabilidade: se você consegue cumprir um compromisso que firmou consigo mesma, com certeza fará o mesmo com outras pessoas.

3. Entenda por que está desmotivada

Uma boa maneira para superar a falta de motivação no trabalho é descobrir o que a faz surgir. O comportamento do chefe é abusivo? Colegas tentam passar você para trás? O clima organizacional é ruim? A estrutura da empresa é desconfortável? Não há plano de carreira? O salário não é compatível com sua função?

Você pode encontrar uma ou várias razões para esse desânimo. Se for um motivo que possa ser contornado, corra atrás para que a situação não piore. Só o fato de lutar por melhorias já traz ânimo novo para o trabalho.

4. Busque outro trabalho

Às vezes, o emprego dos sonhos não era aquilo que imaginávamos. Por mais que o ambiente seja agradável, aquele trabalho parece não fazer mais sentido para você. Se você priorizar horários flexíveis e mais contato com a família, pode ser que um emprego formal não seja a melhor opção. Já quem prefere tarefas que envolvam criatividade não lida tão bem com atividades burocráticas ou analíticas.

Passamos mais de um terço do nosso dia trabalhando. Portanto, não faz sentido desperdiçar esse período em uma função que não traz realização profissional. Procure trabalhar com o que gosta e com o que faz a diferença na vida das pessoas.

No entanto, não o largue sem ter um fundo de emergência: junte suas economias e, assim que tiver dinheiro para se manter por um tempo, peça demissão. Enquanto isso não ocorre, continue procurando outras funções que tenham a ver com seu perfil.

Como você notou, existem inúmeros fatores que podem causar a falta de motivação no trabalho. Descubra o que está causando esse problema e faça o possível para contorná-lo. Com a ajuda de seus colegas e gestor, você tem tudo para melhorar o clima organizacional!

Agora, para quem prioriza flexibilidade, autonomia e mais tempo com a família, trabalhar como revendedora de joias pode ser a função ideal. Entre em contato conosco e saiba mais!

Total
51
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter