Afinal, o que é ticket médio? Um fator muito importante para mensurar o desempenho do seu negócio é a análise de métricas, ou seja, dos fatores-chave para o sucesso da sua estratégia de vendas. Renda, custo de aquisição por cliente e taxa de conversão são algumas delas. No entanto, há aquelas que são essenciais para qualquer negócio relacionado a vendas — é aí que você precisa saber o que é ticket médio.
Fator-chave para analisar as finanças da sua empresa, o ticket médio precisa ser conferido constantemente. Para saber mais sobre como calculá-lo e aumentá-lo, continue a leitura do post.
O que é ticket médio?
É o gasto médio em cada pedido feito no seu site. Por exemplo: em uma tarde, um cliente comprou um anel de R$200 e outro adquiriu um par de brincos de R$150. Para saber o valor do ticket, você vai somar os valores e dividir pelo número de peças compradas. No nosso caso, os dois clientes gastaram R$350, portanto o seu ticket médio é de R$175.
Essa métrica é importante para que você entenda o comportamento do consumidor com relação ao seu produto. Você vai descobrir quais produtos são mais vendidos ou geram maior valor de compra e qual é o gosto dele na hora de adquirir joias.
Como calculá-lo?
Para saber o ticket médio de cada cliente, é preciso saber o valor total que o seu negócio faturou e o número de pedidos. No entanto, você deve delimitar um período de análise para ter valores definidos e resultados concretos. Veja a equação:
ticket médio = faturamento total / quantidade de pedidos
Vamos ao exemplo: em três meses, seu negócio vendeu R$45 mil em joias e semijoias. Nesse mesmo tempo, foram feitos 300 pedidos. O ticket médio é a divisão do valor pelo número de compras — nesse exemplo, R$150.
Como aumentar o ticket médio?
Como você viu, um ticket médio alto significa que cada cliente tem feito uma boa compra no seu site. Portanto, mesmo que o número de consumidores não seja tão alto, o valor gasto por cada um deles deve ser satisfatório para a saúde financeira da sua empresa.
Depois desses cálculos, o ticket médio encontrado não foi o desejado? É hora de começar a agir para aumentá-lo. Veja nossas dicas:
Fidelize os clientes
Além de atrair novos consumidores, você precisa reter aqueles que já mostraram confiança na sua loja e no seu produto. Portanto, pense em ações, como um cupom de desconto após a primeira compra, uma oferta para aquele cliente que está há tempos sem comprar na sua loja ou promoções exclusivas para quem está comprando constantemente.
Outro fator importante é o atendimento: quando feito com excelência, tanto durante quanto após a compra, torna-se essencial para a satisfação do consumidor.
A criação de newsletters também é um ótimo recurso para enviar periodicamente promoções e novidades sobre sua loja. No entanto, só mande para quem deixou seu e-mail cadastrado no site ou já fez alguma compra.
Saiba o que seu consumidor procura
Mesmo que você queira atingir diversos perfis de consumidor, é sempre bom ter um público-alvo definido. Melhor ainda: tenha uma persona (cliente ideal) para quem seu negócio estará mais direcionado. Se o seu principal cliente é do sexo feminino, considere os seguintes fatores ao criar a persona:
- faixa etária;
- classe social;
- nível de estudo;
- hobbies;
- trabalho;
- status de relacionamento;
- tempo gasto na internet;
- principais canais acessados (são as redes sociais? Quais?);
- gostos pessoais.
Quanto mais informações tiver sobre sua cliente, mais fácil será descobrir o que ela deseja. Não adianta vender joias muito clássicas (colares e brincos de pérolas, por exemplo) para quem procura por um design único.
No entanto, lembre-se de que você não precisa ter apenas uma persona, mas ela servirá de um ótimo guia para a escolha dos produtos e promoções que sua consumidora tanto procura. Se preferir, faça um questionário, poste nas redes sociais e peça para suas amigas responderem.
Faça ações promocionais
Aproveite datas como Dia do Consumidor, Dia do Comércio e Black Friday para fazer descontos especiais para os clientes. Mas você não precisa esperar épocas sazonais para fazê-lo: é possível fazer promoções em momentos de baixa venda para movimentar sua loja e fidelizar clientes.
Combos promocionais, por exemplo, podem ser uma boa estratégia. Dê um bom desconto a quem resolver levar o conjunto de colar e brincos em vez de apenas um dos itens.
Permita frete grátis a partir de um valor maior
Se você tem um e-commerce, sabe que um dos fatores que mais atrapalha na hora de concretizar a venda pela internet é o valor do frete. Para sair na frente da concorrência, disponibilize envio gratuito quando o total da compra alcançar determinado valor. Coloque um preço que possa cobrir o frete e não deixar a empresa no prejuízo, mas que também seja vantajoso para seu cliente.
Coloque itens relacionados
Sua loja deve mostrar exclusividade e, ao mesmo tempo, variedade. Quando o cliente estiver na página de algum produto, coloque atalhos para outros de estilo semelhante ou que tenham a ver com o perfil do comprador daquela peça.
Por exemplo: se o visitante estiver olhando um brinco chamativo e com pedrarias, coloque outros modelos com as mesmas características e, entre eles, um colar ou anel também chamativo e com as mesmas pedras.
Oferecer algo a mais ao consumidor é fator-chave para aumentar o ticket médio.
Qual a frequência de análise do ticket médio?
Você calculou o seu ticket médio e resolveu colocar estratégias em prática para aumentá-lo, certo? Para ter certeza de que determinada ação está dando certo, essa análise precisa ser feita com frequência — preferencialmente de forma mensal.
Essa assiduidade é importante também para que você descubra quais períodos costumam ter maior ou menor volume de vendas e, a partir daí, implementar ações de vendas perfeitas para o momento.
Como você viu, descobrir o que é ticket médio é essencial para o andamento de seu negócio. Você vai finalmente saber qual o valor médio gasto por compra e, com isso, descobrir como anda a saúde financeira das suas vendas. Com isso, você pode colocar em prática ações de venda para aumentar esse valor.
Agora que você já sabe o que é ticket médio, percebeu que precisa colocar estratégias em prática para aumentar o valor por pedido? Além dessas práticas, a venda de produtos de qualidade é essencial para a fidelização do cliente. Para revender joias e semijoias incríveis, entre em contato com a Santa Prata e saiba mais!
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