7 dicas para ter mais sucesso fazendo trabalho autônomo

Ganhar a vida e pagar as contas por meio de um trabalho autônomo precisa de muita disciplina, porém, para ter sucesso no seu ramo, é preciso ter um certo controle e sabedoria em diferentes áreas além da sua.

Prestar atenção em coisas, como planejamento financeiro, fazer marketing pessoal, captar clientes de forma eficiente e tirar um tempo para dar folga à mente, são algumas das principais ações para ter mais sucesso fazendo trabalho autônomo.

Além desses fatores, separamos, neste post, mais três dicas para alcançar o sucesso enquanto profissional autônomo. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

1. Planeje-se financeiramente

Pelo fato de um profissional autônomo ter, normalmente, total controle do quanto pode ser produtivo, dos seus horários e de sua rotina, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados. Isso vai ajudar a deixar as contas sempre em dia, evitando facilmente algumas dores de cabeça que podem aparecer. Veja a seguir.

Para curto prazo

Deixe seus gastos fixos — como IPTU e IPVA — e férias planejadas desde o início do ano para já ter ideia de quando você vai poder descansar e saber qual será o mínimo de despesas obrigatórias ao longo dos 365 dias.

Outra dica importante é não misturar as suas finanças pessoais com as profissionais. Portanto, o essencial é usar contas bancárias separadas, pois, afinal, são duas áreas totalmente diferentes da sua vida, com gastos e ganhos distintos.

Para médio prazo:

Tenha um fundo de reserva, pois o dinheiro que entra mês a mês pode variar e, com gastos fixos, um período de bonança pode cobrir aquele que não vai tão bem assim.

Para longo prazo:

Pense na sua aposentadoria! Seja contribuindo mensalmente com o INSS ou por meio de investimentos e previdência privada, separe um dinheirinho para quando você estiver mais velho e achar que deve descansar para valer e parar de trabalhar.

2. Invista em marketing digital

Não é mais novidade que a internet é um ótimo meio para divulgar seu trabalho, não é? Dessa forma, investir em ações de marketing digital pode ser uma ótima ideia para que as pessoas tenham conhecimento daquilo que você faz, aumentando bastante as suas chances se vender melhor.

Uma das melhores coisas nesse ramo é que você consegue regular o valor de todas as ações de acordo com o seu bolso. Para configurar cada anúncio, monitorar as mídias sociais e investir em mais ações, você pode contratar uma agência especializada no assunto ou se capacitar por meio de cursos online — com isso, você terá mais controle de como cada ação traz resultado.

3. Faça uma captação de clientes eficiente

Negócio nenhum sobrevive sem clientes, concorda? Eles são determinantes para aumentar o seu faturamento — assim como a falta deles define a diminuição de sua renda também. Assim, além de falar sobre o seu trabalho com os seus amigos, procure pelos amigos deles, deixe cartões em locais que seu público frequenta e peça para que indiquem o seu serviço para outras pessoas.

Outra dica ainda dentro desse assunto é fidelizar seu cliente após captá-lo, afinal, ter uma cartela de consumidores frequentes é o que realmente vai mover o seu negócio. Assim, você deve adotar estratégias para manter um bom relacionamento com eles, como tirar dúvidas após a compra do produto/serviço e se mostrar disposto a resolver eventuais problemas com agilidade.

Além disso, você pode oferece preços promocionais para esses clientes ou condições de pagamento especiais, pois todas as ações demonstram quão importante aquele consumidor é para você e o tanto que você reconhece isso.

4. Tenha parcerias com empresas confiáveis

Se o tipo de trabalho autônomo que você faz é o de revenda de produtos, por exemplo, é essencial que você procure fazer parcerias com empresas que sejam confiáveis e que ofereçam peças que você compraria para uso pessoal.

É extremamente importante que você acredite nas soluções que você revende e que realmente recomende os produtos. Dessa forma, você mostra para os clientes que sabe o que faz e que está oferecendo algo de qualidade a eles.

5. Realize cursos além dos de sua área de trabalho autônomo

Fazer cursos diversos é extremamente benéfico para o negócio de um autônomo, independentemente da área em que se está atuando. Isso porque você precisa se atualizar em várias áreas — como vendas, marketing e finanças — para tocar o negócio.

Alguns desses cursos, como os de marketing, podem ser feitos online, como dissemos, e outros são oferecidos em feiras de empreendedores produzidas em parceria com os governos estaduais. Tenha em mente que todo o tempo, esforço e dedicação a esses cursos trarão retorno financeiro para seu empreendimento.

6. Gerencie bem o seu tempo

Uma das coisas mais difíceis com o trabalho autônomo é saber ter disciplina com o seu tempo disponível. Isso porque não existe a pressão de um chefe nos cobrando produção e controlando todas as possíveis distrações que podemos ter ao longo do dia.

Quando você é seu próprio chefe e não tem esse horário controlado por outra pessoa, é muito importante que você crie sua própria rotina e até faça algumas listas para visualizar tudo o que você precisa fazer no dia. Comporte-se como se trabalhasse para outra pessoa e se organize, caso contrário, você terá resultados pouco satisfatórios com o seu trabalho.

Se você achar que não consegue ter disciplina dentro de casa, se achar que é necessário, pode ser uma boa sair por alguns dias para trabalhar em algum café, casa de amigo também autônomo ou espaço de coworking.

7. Tire um tempinho para você

Como falamos brevemente no primeiro tópico, é muito importante para o sucesso do seu negócio que você tire um tempinho para descansar, saindo de férias mais longuinhas ou mesmo uma curta, de uma semana, por exemplo.

É importante que durante esse tempo você não se sinta culpado pela “falta de produtividade”, porque a nossa mente também precisa desse descanso para conseguir produzir novas ideias. Assim, inclua ao longo do ano pequenos espaços de tempo para você se desligar do trabalho e praticar algum hobby e curtir a sua família.

Com essas dicas, ter mais sucesso fazendo trabalho autônomo é algo totalmente possível, basta que você, essencialmente, se planeje, se capacite e descanse de tempos em tempos.

Gostou do nosso post sobre trabalho autônomo? Então, para ter acesso a mais conteúdos como este, siga nossos perfis nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram!

Total
45
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter