O mercado de semijoias possui uma variedade de produtos para quem está começando ou já atua com revenda. Dessa forma, a dificuldade dos lojistas é escolher os produtos certos para seus clientes.
Antes de mais nada, você precisa saber as preferências do seu público. Ou seja, uma das opções é descobrir isso por meio de enquetes e interações nos redes sociais, por exemplo, nos stories do Instagram.
Faça perguntas objetivas a respeito das peças que eles sentem falta na sua revenda ou apenas um duelo de semijoias. Use a criatividade na hora de conversar com suas clientes.
Além disso, a gestão de estoque com ferramentas como a matriz BCG também ajuda nesses momentos. Sabe como? Assim você separa um mix de produtos divididos entre: os que se vendem sozinhos, os que geram lucro e necessitam de investimento, recém-lançados que ainda não geram receita e os de baixa performance.
Confira agora as dicas da Santa para ter um mix de produtos vendáveis na sua vitrine!
Matrix BCG no mercado das semijoias e o potencial dos produtos
Em primeiro lugar, a matriz BCG é uma técnica bem conhecida nas áreas de administração e marketing. Então ela serve para entender o desempenho dos seus produtos.
De onde a ferramenta surgiu? Ainda nos anos 70, Bruce Henderson criou o método para Boston Consulting Group como forma analisar um produto no mercado e fazer uma relação entre os concorrentes.
Bem como é uma técnica que ajuda na tomada de decisões, ou seja, aponta se vale a pena ou não investir em um produto ou simplesmente retirar do mercado.
Classificação das semijoias de acordo com a matriz
Neste artigo, vamos abordar como classificar os seus produtos e, caso queira usar a metodologia da matriz, recomendamos uma pesquisa mais aprofundada ou adaptar os conceitos para o seu negócio.
O ponto de partida consiste em crescimento de mercado e participação relativa do mercado. Assim vai ter uma ideia do desempenho no futuro.
Então nós temos quatro categorias de classificação de produtos:
Estrela – essas semijoias são aquelas que possuem ótimo índice de vendas, mas precisam de investimento alto.
Vaca leiteira – são as peças indispensáveis, já consolidadas no mercado e que não podem faltar na sua vitrine. Aqui você investe menos em ações de marketing e eles seguram o faturamento da empresa.
Ponto de interrogação – essa fase corresponde aos produtos inovadores bem aceitos ou não pelo mercado. Ou seja, às vezes, com design moderno para atingir um público diferenciado.
Abacaxi – os itens dessa etapa no inglês eram chamados de cachorro, então no Brasil adaptamos para abacaxi. É a expressão significa problema e traz a ideia de algo que vende pouco e até pode ser ser retirado do mercado.