Para quem está iniciando um negócio ou deseja mudar as estratégias de marketing, a dica é estabelecer uma definição de persona, ou seja, quem representa o seu cliente ideal (como se fosse um personagem) com base em dados reais comportamentais e demográficos.
Essa ação faz parte do planejamento e irá auxiliá-lo a tirar o máximo de proveito das informações sobre o seu público-alvo. Por exemplo, você pode entregar as mensagens certas em cada etapa da jornada de compra.
Em outras palavras, fica mais fácil disparar e-mails marketing e solucionar problemas como o abandono de carrinho na loja virtual. Além disso, saber as semijoias mais vendidas e as menos vendidas.
Então acompanhe as dicas da Santa para selecionar os clientes mais rentáveis para sua loja!
Conheça bem o seu próprio negócio
Ao escolher o seu fornecedor de semijoias, a recomendação é fazer uma pesquisa prévia para que você esteja sempre bem informado sobre os produtos que irá revender. Tipos de pedras, garantia, política de trocas, quantidade de milésimos das peças banhadas, dicas de uso e conservação entre outros.
Ações simples que demonstram a segurança e a experiência do revendedor em relação aos itens vendidos. É o que chamamos de criar autoridade no segmento escolhido, passando uma imagem de confiança e respeito.
Defina sua persona com pesquisa
Isso mesmo, a sua persona tem que ser construída com dados reais dos seus clientes. Separe as informações de cadastro que possui (nome, endereço idade, profissão) e formule questões que respondam o motivo de comprar na sua loja, tipos de semijoias preferidas e as não encontradas, como se baseou na escolha do produto (indicação do vendedor, revistas ou sites) e se desejam receber materiais com dicas de moda nas redes sociais ou em newsletters.
Diante disso, você pode tirar uma parte do dia para efetuar ligações aos seus clientes ou enviar e-mails com formulários. Assim fica mais fácil entender qual a etapa da jornada de compra cada cliente se encontra.
Dicas de moda para suas clientes
Fidelizar clientes e garantir um pós-venda eficaz se tornou um desafio para os empreendedores. Mas você pode mudar esse cenário de forma rápida e sem grandes investimentos.
Dê atenção às suas clientes antes, durante e após a realização da compra. É muito importante que todas as dúvidas sejam solucionadas e que elas se sintam acolhidas.
Caso tenha material de apoio como vídeos, fotos ou textos sobre moda, esses podem ser enviados para os clientes e assim demonstrar a forma correta de uso da peça ou sua versatilidade na criação de looks.