Antes de mais nada, a black friday é uma data importante para consumidores e lojistas. Em outras palavras, os descontos nas vendas no varejo e atacado estimulam as compras em vários setores.
Claro que no setor de semijoias não é diferente. Com a proximidade do Natal e o recebimento do 13º salário, os clientes aproveitam os dias de promoção e renovam o porta-joias.
Por outro lado, como revendedor de semijoias, você tem que traçar ações de marketing eficazes, a fim de oferecer preços baixos e bons produtos. Além disso, fazer condições de pagamento diferentes e mais descontos.
Prepare-se com as dicas que a equipe da Santa selecionou para aumentar as suas vendas no fim de ano!
Pensamento fora da caixa garante sucesso na black friday
Em primeiro lugar, esqueça as fórmulas prontas. Essas que não levam em consideração o perfil dos clientes e nem suas expectativas. A partir disso, o primeiro passo é conhecer a persona, ou seja – o público-alvo, e juntar essas informações ao seu modelo de cliente ideal.
Caso não se lembre do que estamos falando, basta clicar em cima das palavras para ler os textos na íntegra aqui no blog.
Dentro do planejamento de marketing, as estratégias envolvem tempo de divulgação e os meios de comunicação que serão usados durante o período.
O passo a passo do sucesso da sua promoção
Antecipe a contagem do estoque
A princípio, o planejamento da promoção envolve a contagem do estoque e seleção dos produtos remarcados. Então, nesse momento, é possível verificar a necessidade de aplicar ou não uma margem fixa de desconto ou progressiva. Por exemplo, quanto mais peças o cliente compra, menor será o preço final.
Faça uma enquete com os clientes
Antes de tudo, faça uma pesquisa com seus clientes para medir o nível de interesse pela liquidação e quais as semijoias mais desejadas. Além disso, aproveite a oportunidade e diga ao seu público que serão descontos reais, peças únicas e crie um senso de urgência.
Planeje anúncios e use as redes sociais
Se você não tem muita experiência na criação dos anúncios ou não dispõe de uma equipe de marketing, os anúncios e stories do Instagram fazem bastante sucesso e são bem intuitivos. Além disso, o facebook, o tik tok e youtube estão entre os mais acessados. Saiba distribuir o seu orçamento.
Parceiro logístico ágil e responsável
Em uma liquidação on-line, os consumidores ficam preocupados com o prazo de entrega dos produtos. Faça parcerias com transportadoras para os envios locais, entre estados e internacionais. E claro não se esqueça de oferecer os rastreios da mercadoria em tempo real.
Suporte de pós-venda avalia experiência
Dentro das ações de marketing para fidelizar clientes, a experiência de compra é um fator importante e pode garantir novos pedidos. Depois do período promocional, peça aos compradores que avaliem o atendimento, entrega e os produtos disponíveis na liquidação. Isso servirá de base para outras campanhas.