Você sabe o que é rapport? Aprenda essa técnica e venda mais!

Se você deseja aumentar suas vendas é muito importante saber o que é rapport e como isso pode auxiliar no alcance das suas metas.

Rapport é uma palavra francesa que significa “relacionamento próximo e equilibrado”, em que as pessoas compreendem os sentimentos e concepções umas das outras e se comunicam bem.

Esse ato acontece quando você sente uma conexão ou identificação com os seus consumidores, porque o diálogo flui de maneira agradável e calma. Por isso, investir nessa técnica vai fazer com que o seu cliente, dentro do processo de comunicação, acredite mais em você e no seu produto.

O rapport no contexto de vendas significa a construção de uma relação concreta, baseada em verdade. Para que você entenda melhor sobre esse conceito e como aplicá-lo na sua vida profissional, elaboramos este texto. Confira!

Por que o rapport é importante?

O rapport é fundamental por trazer diversos benefícios nos processos de vendas. Entre as principais vantagens podemos destacar:

  • maneira eficaz para a criação de um clima de confiança;
  • facilidade de persuasão do vendedor, pois é desenvolvida uma relação de segurança. É possível até transformar a opinião do cliente sobre o produto;
  • melhor argumentação de vendas;
  • criação de uma identificação entre as partes;
  • aumento do entendimento e facilidade de diálogo, elevando as possibilidades de venda;
  • melhora do relacionamento com o cliente, independentemente da venda ter sido concretizada;
  • estabelecimento de confiança instantânea;
  • aumento das relações interpessoais.

Quais são os elementos do rapport?

Para entender melhor o que é rapport, é preciso considerar os elementos que o compõe, já que esse conceito está relacionado ao sentimento de conexão que ultrapassa o campo das palavras. Dessa forma, em sua natureza e dimensão, exige atenção e solidez dos seguintes pontos:

  • contato visual;
  • expressão facial e equilíbrio emocional;
  • postura corporal;
  • andamento (timing);
  • tom de voz;
  • comunicação verbal (palavras);
  • comunicação não verbal (gestos).

Como fazer o rapport?

Pratique o espelhamento

Espelhar significa copiar o modo como o outro se comporta. Dessa forma, quem é copiado sente que a outra pessoa é parecida com ela e isso gera empatia entre ambas as partes, mesmo que de maneira inconsciente.

Sorria

Quando você sorri durante a conversa, consegue impactar de forma muito positiva a outra pessoa, ou seja, você conquista o cliente.

Se você vende um produto de forma contente, é muito mais fácil para o consumidor perceber aquilo como um produto proveitoso, pois parece que você está se divertindo e tendo prazer em realizar a venda.

Tenha uma boa postura

Adotar uma boa postura é importante, pois o ser humano costuma julgar o estereótipo do outro em pouco tempo. Isso engloba a linguagem, estado emocional e corporal, entre outros, tornando-se um dos aspectos que têm mais peso. Por isso, ter cuidado com esse quesito é fundamental para o bom andamento e sucesso do rapport no processo de vendas.

Adote um tom de voz adequado

O tom de voz é um quesito que compõe a postura e um fator de extrema importância ao utilizar as técnicas de rapport em vendas.

Para ter uma comunicação mais adequada, use o espelhamento no tipo de linguagem do seu cliente. Contudo, isso deve ser feito com muita naturalidade ou o efeito será contrário.

Já percebeu como uma conversa entre uma fala alta e uma baixa fica estranha? A diferença na tonalidade de voz mostra que os indivíduos não estão em sintonia e isso é totalmente oposto à criação do rapport.

Praticar o tom de voz e a empolgação na hora da fala é primordial para adquirir a confiança do cliente. Por isso, previamente, pratique essa técnica de vendas em casa, pode ser na frente do espelho, no carro, na hora que acordar ou indo para o trabalho, como e onde não importa, o fundamental nesse caso é se ouvir.

Não tenha medo de pedir feedback para amigos ou familiares e, principalmente, para profissionais mais experientes em venda ou para o gestor.

Controle sua respiração

Controlar a respiração e fazer pausas no seu discurso é uma ótica dica para o seu rapport.

Pausas com pequenas interjeições mostram que você está atento ao que o outro está dizendo e que você está criando sua fala naquele momento, conforme o rumo que a conversa está tomando, ou seja, que não está falando apenas algo que já estava programado.

É uma peça essencial e que deve estar presente juntamente com todos os outros tópicos demonstrados.

Olhe nos olhos

Olhar nos olhos é uma das grandes provas de demonstração de atenção na fala da outra pessoa. Isso torna a conversa muito mais pessoal e abre as possibilidades de aumento da confiança nas palavras.

Fale o nome da pessoa

Utilizar o nome do cliente ao cumprimentá-lo ou conversar com ele tem muito mais impacto positivo. Usar o nome da pessoa significa que o discurso está sendo personalizado, especialmente para aquele momento, e quem escuta sabe que a fala foi designada completamente para ela.

Preze pelo bom humor

Utilizar o bom humor também é muito importante e uma ótima técnica de rapport para ser aplicada durante as vendas. Mas isso só é adequado caso você seja naturalmente engraçado e extrovertido. Caso contrário, o melhor é não tentar, pois vai correr o risco de não parecer tão natural.

Dê um tempo para seu cliente se expressar

É muito desagradável quando estamos em uma conversa com alguém que só fala e não escuta em momento algum.

Quando você dá a chance para que o outro lado também se expresse, ele sente como se você tivesse escutado e realmente entendido a situação e a necessidade dele. Dessa forma, você poderá oferecer a melhor opção para o que a pessoa precisa. Assim, as pausas e o tom de voz adequado são peças essenciais.

Conseguiu entender o que é rapport e qual a sua importância no processo de vendas? Então preste atenção nas nossas dicas, observe se elas se enquadram no seu cenário comercial e com o perfil de cliente ideal e não perca mais tempo para colocá-las em prática, garantindo um negócio mais rentável.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita e leia agora mesmo o texto “Atendimento ao cliente: você sabe como fazer?” e entenda melhor sobre o assunto!

 

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