Quer aprender a combinar pedras coloridas? A gente ajuda!

As pedras coloridas estão na moda e encantam qualquer mulher, além de transformarem toda a produção deixando o look ainda mais deslumbrante.

Elas tornam o visual mais alegre e chamam muita atenção, contudo, para conseguir um resultado legal é preciso saber combiná-las de forma adequada.

Pelo fato de muitas pessoas se sentirem inseguras ou terem medo de errar ao usá-las, preparamos este texto com várias dicas sobre como utilizar os acessórios coloridos e acertar na escolha. Confira!

Observe as cores dos looks

É muito importante observar as cores das roupas e acessórios que compõem seu visual para realizar uma boa combinação. Veja a seguir!

Cores neutras

Cores neutras como jeans, preto, branco, cinza, marrom, dentre outras, são superfáceis de combinar. Então, com esse tipo de roupa, ousar com pedras coloridas pode ficar sensacional. Os acessórios com cores possibilitam que a mulher expresse melhor seu estilo.

Cores complementares

As cores complementares são aquelas contrárias uma das outras, por exemplo, o roxo é complementar ao amarelo e assim por diante. Essas cores podem ser mais complicadas na hora de montar o visual, mas vale a pena tentar.

Caso você fique com dúvidas, uma boa dica é usar uma cor neutra junto às duas peças complementares para amenizar.

Cores análogas

As cores análogas são aquelas próximas umas das outras e diversas das complementares, por exemplo, o rosa é uma cor análoga ao vermelho. Outras combinações interessantes que podem ser feitas é usar laranja com amarelo e azul com verde.

Peças monocromáticas

Nas produções monocromáticas, para deixar o look mais colorido você pode optar pelas pedras que harmonizam entre si, por exemplo, cores vizinhas criam uma combinação confortável e cores opostas formam um visual alegre.

Dourado e prateado

As cores dourado e prateado antigamente tinham um mito de não poderem ser utilizadas juntas, contudo, hoje essa mistura é aceita e para que seja feita da forma adequada, é preciso seguir algumas dicas:

  • quando a peça maior for dourada, use uma peça menor ou mais fina de cor prateadas e vice-versa;
  • o dourado pode ser usado de dia ou à noite, porém procure deixar os acessórios mais chamativos para a noite;
  • as peças de cor prateada por serem mais discretas podem ser usadas a qualquer hora do dia.

Combine com a tonalidade da pele

Considerar a tonalidade da pele para escolher quais pedras coloridas utilizar é fundamental para arrasar no look. A finalidade dessa combinação é formar um ótimo contraste entre as cores. Veja a seguir como fazer:

  • peles claras: se destacam melhor com pedras escuras;
  • peles morenas ou negras: combinam melhor com cores quentes, como amarelo e vermelho;
  • peles orientais: fazem uma combinação melhor com cores frias, como azul ou verde.

Atente-se à cor dos olhos

Para as mulheres com olhos verdes uma alternativa é optar pelas cores granada, turquesa e ágata. Já as que têm olhos azuis, investir em brincos turquesa ou preto é a garantia de um visual elegante. Os tons dão um visual lindo com o azul.

Para quem tem olhos castanhos ou pretos, uma dica é usar brincos de pedras de cores brilhantes, como topázio, esmeralda e rubi.

Inspire-se nas famosas

Ao observar as famosas é possível se inspirar em diferentes estilos, produções e arrasar na composição com pedras coloridas, como: combinar uma joia vermelha e rosa com um vestido dourado, brinco verde com batom vermelho, preto com azul funciona sempre, as joias coloridas também podem ser usadas de dia e não somente em eventos de gala, além de uma só joia ter várias cores e mesmo assim ficar chiquérrimo.

Quais são as pedras mais usadas atualmente?

São diversas pedras disponíveis para compor um grande visual. Vamos mostrar agora algumas das principais pedras utilizadas para você arrasar sempre!

Ágata

A ágata é da mesma família do quartzo. Sua cor natural é azul, porém pode ser tingida em várias tonalidades.

Existe um discurso que esse tipo de pedra possui propriedades curativas e o poder de melhorar a autoestima, então não perca tempo e experimente!

Opala

A pedra opala é mais indicada para looks sóbrios. Isso porque a peça tem brilho e cristais coloridos que quase forma um arco-íris.

Fica muito bacana usar em conjunto com peças monocromáticas ou all black. Mas para quem não liga muito para regras e quiser ousar, não tem problema. Use do jeito que quiser e seja feliz!

Esmeralda e água-marinha

A esmeralda e água-marinha são pedras clássicas e que nunca saem de moda. As duas possuem a mesma composição, que é uma variação do mineral berilo.

Nesse caso, as impurezas das pedras e que vai definir as cores, por exemplo, uma certa quantia de crômio pode resultar no verde-aveludado das esmeraldas. Já o ferro dará origem às cores azuis e esverdeadas presentes na água-marinha.

Esses tipos de pedras podem ser usadas em praticamente toda as composições.

Turmalina

É uma pedra brasileira muito tradicional. A de cor verde é conhecida como turmalina, as variedades vermelhas e rosa são a rubelita e turmalina rosa e a azul é indicolita.

Existem ainda várias outras cores e combinações com intensidades diversas, cada uma com sua personalidade, criando a possibilidade da confecção de joias incríveis.

Topázio azul

É uma das pedras mais populares graças à sua cor que varia do azul celestial até o oceano profundo. Existe de diversos formatos e tamanhos, permitindo grande variedade no design de joias modernas.

Citrino

O brilhante amarelo-dourado e as cores vermelhas-amarronzadas constituem os citrinos de mais alta qualidade. Os tons mais claros também são lindos e usados em joias mais acessíveis.

É uma variação mais nobre do quartzo e existem em vários formatos e tamanhos.

Todas as pedras citadas podem ser utilizadas em vários tipos de acessórios, como brincospulseiras, anéis, colares etc. Afinal, a demanda e popularidade de pedras coloridas é incontestável e este é o momento certo para aproveitar essa quebra de padrão nas tendências de joias.

As pedras oferecem a chance de expressar seu estilo pessoal e ter confiança para misturar todas essas cores abre um mundo flexível de moda.

Não tenha medo de usar pedras coloridas. O grande segredo é saber fazer as escolhas corretas para acertar na composição. Escolhas peças que conversam entre si e sem exageros. Experimente diversas pedras e identifique a que mais combinará e trará beleza para seu visual.

Gostou deste conteúdo? Aproveite sua visita em nosso blog e leia o texto “Santa Prata- pedras para todos” e saiba mais sobre pedras e combinações!

 

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter