Modelos de brincos: como escolher o ideal para cada tipo de rosto?

Para valorizar — ou desvalorizar — o rosto de uma mulher, os modelos de brincos podem ter tanta influência quanto o corte de cabelo ou a maquiagem. Dessa forma, saber qual tipo de brinco funciona melhor com o formato do rosto é algo que toda revendedora deve fazer.

Assim, para ajudá-la na hora de dar essas informações aos consumidores, nós vamos contar quais são os melhores modelos de brincos — grande, pequeno, geométrico etc. — para cada tipo de rosto e quais seus clientes devem evitar. Ficou interessado? Então, acompanhe!

Rosto redondo

É fácil identificar esse tipo de rosto: você deve prestar atenção nas maçãs e ver que elas são mais largas, além dele não afinar nas áreas das bochechas, como os outros tipos. Um bom exemplo desse tipo de face é o da atriz Ísis Valverde.

Para suas clientes de rosto redondo, ofereça modelos de brincos em formato de gota. Isso porque eles conseguem alongar a aparência, diminuindo a sensação de face larga. Assim, quando você visitar — ou receber — uma cliente com esse tipo de rosto, monte um mostruário com mais brincos angulares, assimétricos, que remetam a esse formato de lágrima, e sejam de finos a médios em largura.

Outros formatos também podem ser oferecidos. Assim, preste atenção no estilo do cliente e, se for o caso, ofereça também os brincos que têm uma forma geométrica diferente — como os acessórios em formato de raio, que ficaram muito em alta no verão.

O que evitar

Apesar de depender muito do gosto do cliente, tente conversar com ele e explique que os brincos pequenos, redondos e argolas grandes devem ser evitados, porque eles podem, em vez de alongar o rosto, evidenciar a sua largura.

Rosto quadrado

Esse tipo de face apresenta as bochechas, a testa e as mandíbulas com a mesma largura, fazendo a forma de um quadrado ou retângulo. Assim, normalmente, as pessoas que têm o rosto quadrado apresentam as linhas da mandíbula bem marcadas. A atriz Angelina Jolie exemplifica muito bem o tipo.

Para o cliente de rosto quadrado, ao contrário do redondo, ofereça peças arredondadas, que vão disfarçar os ângulos bem marcados do queixo. Por isso, você pode investir mostrando brincos de argola grandes — que voltaram com tudo agora em 2018 — e alguns itens de tamanho médio e ovalados.

O que evitar

Caso seu cliente pergunte, instrua que pessoas com rosto quadrado devem evitar os brincos largos, pois eles vão evidenciar as linhas do queixo e deixar o look menos harmônico e pouco suave. Se o cliente for uma pessoa que tem verdadeira paixão por modelos longos, certifique-se de mostrá-lo aqueles que terminem antes da altura do queixo, para não dar ainda mais volume para a área.

Rosto oval

A face oval é aquela mais harmoniosa, com testa e maçãs com a mesma medida e estreitando nas bochechas até fechar em um queixo mais fininho. Um bom exemplo para entender esse formato de rosto é se lembrar da atriz Emma Watson com os cabelos curtinhos.

Assim como com maquiagens e cortes de cabelo, os clientes que têm o rosto oval ficam bem com todos os modelos de brincos. Desse modo, ao oferecer seu mostruário, você tem mais liberdade de levar mais peças. Os itens que mais vão realçar as belezas do rosto são os longos, de formato oval. Isso porque eles vão chamar a atenção para os ângulos do cenho e darão a sensação de equilíbrio e simetria.

O que evitar

Não é bem uma decorrência do rosto oval, mas, caso você note que o cliente tem o pescoço muito curtinho, evite oferecer os brincos que são muito longos, pois eles podem alongar uma parte já longa e achatar ainda mais a área do colo.

Rosto em formato de triângulo invertido

Também chamado de rosto coração, os clientes que apresentam o formato de triângulo invertido têm a testa mais larga que as bochechas, que, por sua vez, são mais largas que o queixo. A atriz Reese Witherspoon é um bom exemplo dessa categoria.

Para o rosto em formato de triângulo invertido, dê preferência para apresentar brincos com linhas alongadas e mais volume na parte de baixo. Isso porque eles vão ajudar a chamar a atenção para a área dos olhos e maçã do rosto, disfarçando o queixo mais afinado.

Os brincos em formato de gota — ou outros que sejam finos na orelha e grossos no comprimento — com detalhes em pedra, também ficam ótimos para esses clientes.

O que evitar

Evite levar para esses clientes os brincos que são pontos de luz e que chamam a atenção para as áreas mais marcantes do rosto, como o queixo fininho.

Rosto diamante

Para identificar o cenho em formato de diamante, preste atenção se a testa e o queixo são mais finos que a área da maçã do rosto. Aliás, essa área costuma ser muito chamativa em pessoas com esse formato, como é o caso da supermodelo Gisele Bündchen.

Os brincos com curvas longas e mais sofisticados são excelentes para aqueles clientes com o rosto em formato de diamante. Portanto, as argolas, assim como para os rostos quadrados, funcionam bem para suavizar os ângulos desse tipo de formato. Outras opções são os brincos mais largos na parte de baixo, como os triangulares e ovais com detalhes em pedraria — sendo de tamanhos pequeno ou médio.

O que evitar

Aqui, os brincos em formato de diamante e que evidenciem os ângulos do rosto na área das maçãs devem ser minoria em seu mostruário, pois vão sumir na composição do look, além de darem a impressão da face ser maior do que realmente é.

Depois de ler todas essas dicas, vai ser muito mais fácil oferecer modelos de brincos ideais para seus clientes, sabendo como realçar a beleza de cada um de acordo com o formato de seu rosto. Assim, guarde essas dicas e mostre ainda mais profissionalismo na hora de vender.

Gostou do nosso artigo sobre modelos de brincos? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a muito mais conteúdos enriquecedores como este! Nos vemos por lá.

Total
109
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter