Saiba como vencer o medo de empreender em 7 passos

Com a crise financeira que o país tem passado, ter medo de empreender é algo natural, afinal, o caminho para ter sucesso tem se mostrado incerto demais para um investimento tão grande de esforço e de dinheiro. Por outro lado, ser dono do próprio negócio ainda é o objetivo de muitos brasileiros, por ter a possibilidade de ser algo mais rentável do que trabalhar como funcionário — se feito da maneira correta.

Além disso, ser um empreendedor em tempos assim — e em todos os outros — traz muitas vantagens. Você pode fazer o que gosta e trabalhar com o que realmente lhe proporciona satisfação, alcançando objetivos com mais facilidade, tendo voz ativa, transmitindo valores a outras pessoas e você ainda consegue aprender com seus erros mais rapidamente, por exemplo.

Para ajudá-lo a entender melhor de onde vem o medo de empreender e o que fazer para vencê-lo, nós preparamos estas 7 dicas! Gostou da ideia? Então, continue a leitura!

1. Observe qual é o real motivo do medo de empreender

Não é difícil entender que é o medo que nos protege de potenciais situações de perigo. Assim, saber avaliar de onde ele vem e tentar trabalhar essa fonte diretamente, é uma das formas mais eficientes para perder o medo de empreender.

Pare e observe se o que você sente tem mais relação com sua autoconfiança ou com os riscos que o mercado em que o negócio está inserido oferece. Se for o primeiro caso, tente acreditar mais na sua capacidade de realizar as coisas, trabalhando sua autoestima; se for o segundo, pesquise e se informe com o objetivo de afastar possíveis dúvidas e ter mais confiança nas suas ações dentro do mercado.

2. Entenda a importância de se preparar de maneira adequada para começar um negócio

Se preparar para qualquer coisa na vida afasta algumas inseguranças que possam aparecer e gerar medo. Com isso, as chances de o negócio dar errado caem drasticamente.

Expandir seus conhecimentos sobre marketing, administração, finanças e até mesmo gestão de pessoas tem grande potencial de trazer mais confiança ao processo de abrir um novo negócio e, consequentemente, de afastar alguns medos.

Além disso, pesquise sobre o mercado em que você está querendo entrar, veja quais são as tendências para o ano naquele setor e, principalmente, saiba quem são seus concorrentes e quais estratégias eles usam para seguir com o negócio.

Como mencionado, tudo isso vai afastar possíveis dúvidas que você tenha, afinal, quanto mais se conhece sobre determinado assunto, mais confortáveis nos sentimos para tomar decisões e lidar com os problemas.

3. Dê preferência para empreender em uma área em que você tenha conhecimento e afinidade

Na introdução, ressaltamos que uma das grandes vantagens de empreender é poder trabalhar com aquilo que gostamos e isso também é ótimo para o seu negócio. Conhecer bem o mercado, ter afinidade com ele e saber tomar decisões de acordo com sua natureza são alguns ótimos pontos a serem trabalhados para perder o medo.

Portanto, antes de abrir seu negócio, entenda se as atividades relacionadas a ele estão de acordo com o que você acredita. Lidar com um ramo no qual você já entende os processos e que esteja ligado às suas habilidades, valores e capacidades trará maior satisfação no seu dia a dia e ao negócio.

4. Crie metas e planeje da maneira correta

É sabido que, para que o negócio tenha um sucesso real, é preciso mais que sorte: o planejamento é fundamental. Esse plano precisa ter metas bem detalhadas e ser o mais completo possível, pois só assim você saberá como traçar uma rota, se organizar e ver que direção seguir no novo empreendimento.

Dentro desse planejamento, também é importante que você olhe para as ações com visão estratégica. Desse modo, você conseguirá criar estratégias para lidar com alguns imprevistos — que podem acontecer, mesmo que seu planejamento seja exemplar.

Isso vai ajudar a ter menos — ou nenhum — medo de se aventurar ao abrir o próprio negócio, pois você terá um caminho certo para seguir e com os pés no chão.

5. Inspire-se

Procure por histórias de sucesso, leia livros sobre empreendedores que começaram do zero, vá a eventos direcionados a novos empresários, converse com pessoas que estão na mesma situação que a sua.

Dessa forma, você verá como cada um deles enfrentou os problemas que apareceram durante essa jornada e o que fizeram nos momentos de dúvidas. Tenha uma lista de pessoas que você quer ter como “mentoras” e converse com elas sempre que as incertezas aparecerem.

6. Mantenha um esquema de controle financeiro

Um dos maiores calos de quem pensa em empreender é em relação ao risco de perder muito dinheiro na nova empreitada e se endividar. Sendo assim, ter e aplicar um controle financeiro é essencial para que inseguranças sejam controladas.

Fazer isso não precisa ser algo a temer nem deve ser muito complicado, pois pode ser feito com a consultoria de um profissional que vai explicar todas as regras que envolvem esse mundo.

Caso você precise, não sinta vergonha em realizar um empréstimo para que seus desejos se tornem reais, mas avalie muito bem essa possibilidade. Analise se é realmente necessário recorrer a essa prática apenas depois de estudar todas as outras possibilidades de conseguir investimento.

7. Vá com calma

Nossa última dica para perder o medo de empreender é o famoso “vá com calma”. De nada adianta correr com processos e dar um passo mais largo do que as pernas conseguem. Atingiu uma meta, mesmo que pequena? Pare para celebrar a conquista.

Respeite o tempo que seu negócio precisa para crescer e evite forçar a barra para que tudo aconteça de forma imediatista. Aliás, começar pequeno tem suas vantagens, porque, caso algo dê errado, o tombo não será tão grande.

Após ler essas dicas, você pode começar a considerar melhor a possibilidade de vencer o medo de empreender, entrar de vez nesse mundo e aproveitar de todos os benefícios que ele oferece. Apenas tenha em mente que com um bom planejamento e coragem, meio caminho já está andado.

Gostou do nosso conteúdo sobre como perder o medo de empreender? Então assine nossa newsletter para ter mais conteúdo como esse direto na caixa de entrada do seu e-mail!

Total
22
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter