Descubra como se motivar para 2018

O começo do ano é o momento ideal para refletir sobre os nossos objetivos, por isso, muitas pessoas aproveitam o clima de renovação para fazer novos planos e traçar metas. Definir algumas resoluções acaba servindo como combustível para que nossa motivação fique lá no alto, mas é natural que ela diminua conforme o ano vai passando. Por isso, não conseguimos cumprir com o que prometemos. Dessa forma saber como se motivar é essencial para cumprir essas metas.

Será que é possível escapar dessa armadilha em que as pessoas acabam caindo todos os anos? Será que é possível estabelecer metas e manter a motivação para cumpri-las durante o ano inteiro?

Já adiantamos que sim! Hoje, nós vamos dar algumas dicas sobre como se motivar e atingir todos os seus objetivos em 2018. Vamos lá?

Trace metas e objetivos alcançáveis

O primeiro erro que muitas pessoas tendem a cometer quando começam a traçar seus objetivos é querer fazer tudo o que não fizeram de uma vez. As chances de não alcançar objetivo nenhum aumentam, porque as coisas têm um tempo para acontecer.

Imagine que seu sonho seja comprar um apartamento e que você estabeleça esse objetivo como uma meta em 2018. Será que você tem todos os recursos necessários para cumprir esse objetivo? Será que 12 meses serão o suficiente para juntar esses recursos? Será que seu objetivo está dentro de sua realidade hoje?

Essas são perguntas que você deve responder a cada meta que traçar, afinal, um objetivo que não pode ser cumprido só vai te trazer a sensação de incompetência. Por isso, em uma folha de papel, separe os objetivos alcançáveis em um ano e os que precisam de mais tempo para se tornar realidade.

Outra forma de manter a motivação por nossos maiores sonhos é dividi-los em etapas. Talvez você precise cumprir outras metas para chegar a um sonho maior, como no exemplo do apartamento. Se você não pode comprá-lo dentro do prazo de 12 meses, procure pensar em outras coisas que podem te levar a esse objetivo. Por exemplo como começar a se organizar financeiramente, fazer uma poupança, vender um carro ou sua casa atual e assim por diante.

Esteja preparado para os obstáculos

Quando traçamos uma meta, ela é perfeita no papel, mas sabemos que, na vida real, existem imprevistos e obstáculos que são muito poderosos para tirar nossa motivação. Esses obstáculos sempre estarão lá, então a única forma de superá-los é estar preparado para quando chegarem.

Uma boa forma de se preparar para esse momento é tentando prever quais possíveis obstáculos você pode enfrentar. Escreva cada um deles para cada meta que estabelecer e pense em formas de driblar o problema. O importante é manter a motivação viva e saber que, para cada problema, haverá uma solução.

Outra forma de manter os olhos nos seus sonhos sem desanimar é fazer um mural de visualizações. Para isso, compre uma cartolina ou um mural e pregue fotos e imagens que tenham a ver com o seu sonho. Pode ser a imagem de um apartamento, de um carro, de uma viagem ou aquele curso que você quer fazer. Deixe o mural bem bonito, com as melhores fotos que conseguir. O objetivo é olhar para ele sempre que precisar enfrentar um obstáculo e buscar motivação.

Crie estratégias para cada objetivo

Todos nós temos um sonho ou um objetivo, mas, sem a estratégia certa, eles continuam sendo só imaginação. Não saber como cumprir um sonho é uma forma de aumentar suas chances de dar errado, pois você nunca sabe qual deve ser o próximo passo.

Para acabar com esse problema, você pode criar estratégias para cada objetivo que estipular. Uma estratégia nada mais é do que uma forma de chegar até seu objetivo, escolhendo as melhores opções para que ele seja cumprido mais rapidamente.

No nosso exemplo do apartamento, você poderia começar a pensar em uma renda extra para as despesas da casa nova ou até mesmo em comprar um bem mais em conta e usá-lo como entrada.

Quanto mais detalhadas forem suas estratégias, mais chances você tem de elas darem certo. Não se limite a pensar nelas, escreva todas em um papel, para não se perder, e permita-se fazer mudanças em cada uma delas sempre que for necessário. Não existe estratégia perfeita e imune a erros, mas você pode torná-las sólidas e seguras para você.

Reconheça seu progresso

Você já ouviu falar que a caminhada vale mais que o final? Conquistar um objetivo, ainda mais quando ele é um grande sonho, é uma sensação muito satisfatória, que todas as pessoas devem experimentar na vida. Mas é importante reconhecer o progresso que já fizemos, para não nos cobrarmos mais que o necessário.

Cada um tem seu tempo, e é natural que algumas coisas demorem mais que outras, por isso, sempre que cumprir uma etapa dos seus objetivos, anote-a e reflita sobre o quanto já alcançou. Lembre-se de que você começou da estaca zero e que cada passo, a cada dia, é uma grande conquista.

Não esqueça do que você já tem

Você é uma dessas pessoas que vivem com a cabeça no futuro? Pois saiba que isso pode te atrapalhar a cumprir suas metas. Todos nós devemos ter sonhos e traçar as estratégias certas para atingir nossos objetivos, mas é importante lembrar que vivemos no presente. Não deixe de viver o hoje e aproveitar o que você já tem.

Pense nas coisas que você já conquistou e que no passado eram um sonho. Será que você deu o devido valor quando alcançou esse objetivo? Será que você se deu conta de que conquistou aquilo que um dia tanto quis? E será que você vai saber aproveitar quando atingir os seus atuais objetivos?

A gratidão é uma ótima forma de manter o combustível da motivação funcionando, então separe um período na semana e procure refletir sobre tudo o que tem e como foi sua caminhada até ali. Com certeza, você encontrará forças em momentos difíceis que já teve de enfrentar e vai redescobrir sua capacidade.

Viu só como alcançar seus objetivos neste novo ano vai além de fazer uma lista cheia de sonhos? É preciso encarar cada um deles como uma batalha que devemos vencer por meio de estratégias, mantendo a confiança de que temos tudo o que é necessário para atingi-los.

Temos certeza de que, com essas dicas sobre como se motivar, você estará mais preparado para não desistir de alcançar todos os seus objetivos, não é mesmo? Então, não perca tempo e comece a traçar suas estratégias agora mesmo!

E para se manter motivado, nada melhor que ver histórias inspiradoras. Por isso, conte nos comentários sobre um momento da sua vida em que você superou os obstáculos e alcançou um sonho!

Total
18
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter