Em 2017, o aplicativo de mensagens instantâneas atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Com tanta gente usando, é fácil perceber por que aderir a essa ferramenta pode alavancar ainda mais os seus negócios. Mas, afinal, como revender pelo WhatsApp?
Esse aplicativo, de fato, apresenta muitas vantagens para quem trabalha com a comercialização de produtos: é gratuito (depende apenas de acesso à internet), fácil de usar, prático e cômodo. Além disso, possibilita uma comunicação próxima, rápida e simples, que facilita a captação de novos clientes, a concretização das vendas e o atendimento pré e pós-venda.
Mas é preciso saber usá-lo de maneira eficiente para atingir todos esses resultados e, consequentemente, aumentar a sua renda. Confira as nossas dicas para não errar!
Utilize um número exclusivo para as revendas
O primeiro passo para se comunicar de maneira eficiente com suas clientes, atuais e futuras, pelo WhatsApp é adquirir um aparelho e um número apenas para esse fim. Afinal, é importante separar as mensagens pessoais das profissionais.
Além disso, com um aparelho próprio para os negócios, você pode criar e organizar uma agenda apenas com os contatos de suas clientes. Então, divulgue esse contato para o maior número possível de pessoas — por meio de um cartão de visitas, das redes sociais ou pessoalmente — e estabeleça qual será o seu horário de atendimento.
Priorize apenas informações relevantes
Esse aplicativo é muito útil para informar a chegada de novos produtos, esclarecer dúvidas, concretizar as vendas e fazer um contato posterior para dar suporte e obter feedbacks, por exemplo. Mas é preciso usá-lo de maneira responsável.
Divulgar produtos e informações que não são de interesse do cliente ou enviar mensagens com conteúdo irrelevante — como “bom dia” e “boa noite”, piadas e textos de autoajuda, para citar alguns exemplos — são práticas que afastam as suas clientes, em vez de aproximá-las. Além disso, não seja insistente e saiba dosar a periodicidade das mensagens.
Divulgue promoções
Outra dica interessante de como revender pelo WhatsApp é criar listas de transmissão com os contatos que têm perfis parecidos ou os mesmos interesses e enviar mensagens para toda a lista ao mesmo tempo, sem que seus contatos tenham acesso aos números dos outros.
Assim, você pode enviar promoções com imagens e vídeos dos produtos e atrair suas clientes. Um detalhe importante: não se esqueça de pedir autorização dos contatos antes de enviar esse tipo de mensagem! Além disso, escreva em um tom próximo, simples e amigável — nada de textos muito extensos ou formais.
Status
Mantenha o status atualizado, mas não carregue demais que é para não ficar cansativo. Procure sempre deixar disponível diariamente no máximo cinco imagens, pois com a correria do dia a dia sua cliente pode não ter tempo de ver tudo, sem contar que ela deve ter outros status para ver também. Então, seja breve e plena. Coloque o que tiver de melhor e mais bonito!
Responda rápido e não ignore mensagens
Estipule um tempo máximo para responder as mensagens (60 minutos, por exemplo). Uma demora grande em um aplicativo cuja maior vantagem é a rapidez e a praticidade pode prejudicar o seu relacionamento com suas clientes.
Além disso, deixar mensagens de feedback (especialmente os negativos) ou qualquer outro tipo de mensagem sem resposta também pode atrapalhar a sua imagem, soando como desconsideração ou falta de profissionalismo.
Gostou deste texto? Com essas dicas valiosas de como revender pelo WhatsApp, ficou bem mais fácil usar essa ferramenta de maneira correta e eficiente, não é mesmo? Comece agora mesmo e prepare-se para aumentar as suas vendas!
Mas, como nem só de contatos online vivem os negócios, continue em nosso blog e descubra 7 vantagens de investir na venda porta a porta!
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