Com um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, fica até difícil para a gente imaginar que a venda porta a porta ainda seja eficiente como era há cerca de 30 ou 40 anos. A surpresa é que, sim, esse tipo venda ainda tem muito espaço no comércio brasileiro, pois é tomado por uma série de vantagens sobre os negócios convencionais e até mesmo o on-line.
Neste post, vamos explicar o que é como funciona a venda porta a porta, além de enumerar 7 vantagens desse tipo de comércio. Acompanhe!
O que é a venda porta a porta?
Como o próprio nome sugere, fazer vendas porta a porta consiste em você, que é vendedor, realizar visitas a possíveis consumidores a fim de oferecer uma gama de produtos e serviços.
Como ela funciona?
Para fazer uma boa venda porta a porta, é necessário que o profissional tenha uma ótimas estratégias e técnicas de persuasão. É necessário que ele:
Entenda o mercado
Vamos supor que você, enquanto revendedora, ofereça joias e semijoias porta a porta. Para que você tenha mais credibilidade, é importante que conheça um pouco de moda e saiba combinar os acessórios com a roupa, por exemplo. Dessa forma, você pode até dar dicar para suas clientes.
Conheça o produto
Outro ponto que você precisa conhecer bem é exatamente o produto que você vai vender. No caso das semijoias, é legal saber alguns fatos mais técnicos, como a diferença entre joia e semijoia ou mesmo como ocorre a fabricação das peças.
Tenha sempre a resposta para as dúvidas mais frequentes na ponta da língua e, caso alguma dúvida seja nova para você, demonstre interesse em entrar em contato com a cliente com a solução.
Faça uso do produto que vende
Já ouviu falar que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”? Na venda porta a porta, essa máxima não pode existir. Nessa situação, é essencial que você use os produtos que vende, dando maior credibilidade para sua palavra — afinal, é tão bom que até você os usa!
No caso da semijoia, ao aparecer com um lindo anel na casa de uma cliente, por exemplo, você poderá despertar o interesse dela pela peça e fazer uma venda não prevista.
Por que investir nesse tipo de revenda?
A venda de produtos porta a porta tem se mostrado cada vez mais eficaz por ter um contato direto com os consumidores e ser interessante para vendedores e empresas, como veremos no próximo tópico.
Além disso, esse é um modelo muito utilizado na revenda de vários produtos, como acessórios, cosméticos, alimentos e utensílios domésticos.
Quais são as 7 maiores vantagens da venda porta a porta?
1. É muito bem-aceito pelos clientes
Como dissemos no início do texto, em um mundo cada vez mais digitalizado, fica até difícil acreditar que a venda porta a porta seja bem-aceita pelas pessoas, não é? Pois, é aí que a gente se engana.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o Brasil se mantém no 6º lugar do ranking da World Federation of Direct Selling Associations, representando 5% de todo o segmento mundial (e o mais importante da América Latina!), ficando atrás apenas do Japão, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos.
Com esses números, agora fica fácil compreender como esse tipo de revenda atrai tanto vendedores quanto empresas consagradas.
2. Há várias opções de produtos para revenda que não exigem exclusividade
Outra vantagem além de boa aceitação do público é que a venda porta a porta permite que vários tipos de produtos sejam oferecidos aos consumidores. Assim, o profissional revendedor pode sentir o que é mais requisitado e seguir o plano de vendas para aquele produto e clientes específicos.
3. Está diretamente relacionado com o seu desempenho
Agora que você já viu o quanto esse setor tem espaço dentro do mercado consumidor brasileiro, chegou a hora de entender como boa parte do sucesso depende do seu desempenho.
Estamos acostumados, em empregos convencionais, a seguir as diretrizes das empresas para a qual trabalhamos e a ganharmos aquele montante sempre igual mês a mês. No caso da venda porta a porta, todo o dinheiro a ser feito e quase todas as regras serão estabelecidas por você.
Ou seja, o revendedor pode se dedicar com base naquilo que ele quer ganhar, seja como renda extra ou mesmo assumindo as responsabilidades de pagamentos da casa, pois, quanto mais tempo trabalhar, mais chances tem de receber dinheiro.
4. Tem baixo custo inicial
Pelo fato de depender basicamente de você e de uma pequena amostra dos produtos, pode-se considerar que a venda porta a porta não precisa de um grande investimento inicial, como ter uma loja física.
Custos como aluguel de loja, contas desse espaço e salário de funcionários, por exemplo, não serão necessários. Além disso, caso algum produto não tenha saída, você pode ficar com ele para você.
5. Tem a interação totalmente personalizável, de acordo com o cliente
Com a venda porta a porta, uma coisa é fato: você ficará bem mais próxima de suas clientes. Com isso, ficará mais fácil traçar um perfil daquelas que mais compram com você.
Você vai saber mais rápido quais produtos elas gostam, qual opção de pagamento é mais adequada e até de quanto em quanto tempo elas têm o hábito de comprar. Com essas informações, você vai conseguir fazer um atendimento cada vez mais personalizado e satisfatório.
6. Possibilita que você tenha um feedback imediato
Outra vantagem desse tipo de venda é que você pode ter um retorno do seu trabalho quase totalmente imediato. Por ter essa abordagem cara a cara, você vai conseguir ver pelas reações corporais e até verbais do cliente se os seus argumentos estão sendo convincentes.
Além disso, você também poderá ver se o cliente tem alguma dúvida em relação ao produto e pode esclarecer tudo o que você puder em relação a ele.
7. Permite que você tenha mais atenção do cliente
Pelo mesmo motivo da vantagem anterior, a venda porta a porta permite que você tenha total atenção do cliente. Isso porque, se ele recebeu você em casa, é porque ele está aberto a escutar o que você tem para falar. Assim, a comunicação sofrerá menos ruídos, comparando a outros meios, como telefone e mídias sociais.
A venda porta a porta é uma modalidade do comércio que tem muitos adeptos, pois permite ter algumas vantagens sobre a venda convencional e até mesmo a on-line, sendo uma atividade mais personalizável e íntima com o cliente.
Gostou do post? Então aproveite a visita e acesse o nosso texto sobre como fazer um bom atendimento ao cliente e reúna as informações destes 2 artigos para realizar vendas infalíveis!