Antes de mais nada, o ticket médio é um indicador de perfomance de vendas, ou seja, o quanto a sua empresa vendeu em um período. Tanto que no nosso segmento de semijoias, você pode calcular o quanto a sua equipe fechou de pedidos.
Ainda assim, o cálculo pega o valor de faturamento e divide pela quantidade de vendas. Esse é o resultado que você procura e basta fazer uma análise para entender se está próximo da venda mais alta.
Confira agora as dicas exclusivas da Santa para dar um ‘up’ no seu negócio e faturar mais!
Ticket médio ajuda a projetar crescimento do negócio
Em primeiro lugar, o ticket satisfatório se baseia no histórico da empresa e o custo gerado de cada venda. Ou seja, o valor ideal tem que cobrir também as despesas para conquistar o cliente. Em outras palavras, dentro do marketing, chamamos de CAC – Custo de Aquisição de Clientes.
Assim a empresa garante uma boa margem de lucro e o retorno dos investimentos em marketing. Além disso, uma forma de impulsionar o crescimento da métrica é investir em treinamento de vendedores, publicidade, e-mails marketing e entender o que cada cliente procura.
Cross selling – a venda cruzada
O cross selling, a chamada venda cruzada, acontece quando o vendedor oferece uma peça similar ao que o cliente está comprando. Por exemplo, um anel para combinar com o colar vendido.
Essa estratégia de vendas traz sempre um produto complementar como forma de conquistar os clientes. Claro, sem contar o aumento direto no pedido.
Incentive as reposições do estoque
A reposição de estoque é uma estratégia de vendas com os clientes atuais. Nesse sentido, você, depois da primeira compra, envia promoções e descontos exclusivos até chegar a hora dele comprar novamente.
Além disso, o time de vendas precisa ter a noção exata de como mapear as necessidades do cliente.