Seja um negócio de pequeno ou grande porte, a gestão do estoque de semijoias tem que ser eficaz para não afetar o fluxo de vendas com compras desnecessárias, duplicidade, faturamento e logística dos pedidos.
Um dos primeiros passos é a organização do espaço onde as peças estão e deixar tudo bem visível. A partir disso, você gerencia as entradas e saídas de semijoias.
Isso evita problemas com as suas clientes como, por exemplo, vender uma joia que não tem mais. Em contrapartida, a ação garante uma boa experiência de compra aos seus clientes e aumenta a credibilidade da sua loja.
Leia agora as dicas da Santa neste artigo para ajudar no controle do seu estoque rapidamente!
Quantidade de semijoias e volume de vendas
O cuidado na quantidade de peças no estoque faz a diferença na sua venda. Afinal de contas, as compras não podem ser por impulso e sim por necessidade. Nesse sentido, faça um relatório sobre a quantidade de peças e o volume de vendas.
Mercadorias antigas devem ser priorizadas
As mercadorias antigas precisam sair do seu mostruário. Isso significa que elas não ficarão muito tempo no estoque. Ou seja, a solução evita a compra de produtos novos e faz com que você se lembre de realizar as promoções. Nesse meio tempo, o fluxo de pedidos obedece a uma ordem de prioridade.
Calendário de vendas ajuda na organização
Para ser diferente da concorrência, o calendário de vendas possui as datas comemorativas do comércio e importantes no crescimento do negócio. A longo prazo, o planejamento mostra como montar as coleções, os produtos mais vendidos e as ações de marketing.
Crie códigos para os produtos
Você já ouviu falar de SKU? A sigla em inglês significa Stock Keeping Unit, ou seja, Unidade de Controle de Estoque. Então esse código identifica seus produtos, facilita a organização do estoque e define as variações de cores de um mesmo item.
Faça contagens periódicas no estoque
As contagens no estoque controlam a entrada e a saída das mercadorias. A medida permite uma visão amp´la da sua revenda de semijoias. Além disso, fica fácil fazer promoções, comprar o que tem melhor saída e entender as preferências das suas clientes.
Utilize sistemas de gerenciamento
Com o avanço da tecnologia, os sistemas de gerenciamento de estoque são essenciais para abrir mão das planilhas mais simples e ter recursos de contagem dos produtos ligados aos relatórios detalhados. Em outras palavras, a ação evita as falhas ou quebras de estoque.