O prazo de garantia das semijoias traz segurança para os clientes, ou seja, evita desconfianças e desistências de pedidos nas lojas virtuais e físicas.
Antes de mais nada, seja uma marca de semijoias ou outro negócio, toda empresa segue políticas de vendas dos produtos. Isso significa que desde as normas do Código de Defesa do Consumidor até as internas são boas para fidelizar novos e antigos clientes.
Como empreendedor, você não deve usar os mesmos prazos de trocas, devoluções e de assistência técnica iguais os do seu fornecedor.
Na prática, a sua cliente terá o prazo de garantia dado por sua loja e não do fabricante da semijoia.
Então o produto com defeito ou se no caso de desistência de compra, a sua cliente entra em contato com você para resolverem a situação.
Confira agora as dicas da Santa para montar corretamente os prazos de troca e garantia da sua revenda de semijoias.
Não ofereça prazo vitalício de garantia
Apesar de ser uma prática comum até em outros países, ela não traz vantagens para o seu negócio. Bem como é muito difícil avaliar os estragos referentes ao desgaste natural ou mau uso das peças.
Além disso, como você não é o fabricante, a substituição ou consertos demoram e corre o risco de nem conseguir arrumar.
Tempo de garantia para o cliente
Saiba que o prazo de garantia das semijoias do seu cliente é dado por você. Ou seja, analise quanto tempo faz que comprou a semijoia da fábrica e faça as contas.
Dica: estabeleça uma média entre a garantia de fábrica e a sua. Assim, mesmo se tiver problema na peça, dá para pedir assistência ao fabricante sem perder o cliente.
Garantia das peças faz você vender mais
Todo produto com garantia é vendido facilmente. Então mantenha um bom suporte antes e pós-vendas com prazos bem explicados. Isso deixa o cliente mais interessado e à vontade para comprar novas semijoias em um curto espaço de tempo.