O cliente ideal nas estratégias de marketing sinaliza o perfil das pessoas dispostas a realizar compras na sua loja. Então quem faz uso do conhecimento transmite as mensagens certas aos compradores. Em outras palavras, você poupa o tempo do time de vendas na hora de prospectar.
Dessa forma, a equipe reúne dentro de uma lista somente os clientes com características comuns para fechar negócio. Ou seja, as preferências e as expectativas de cada um deles para prestar um bom atendimento.
Com base nas informações, os vendedores fazem abordagens diretas e dobram o número de conversões. Mas não confunda com o público-alvo, pois o cliente ideal vem de uma parcela menor desse grupo.
E quais são as vantagens de descobrir o cliente ideal no ramo de semijoias? Isso significa que você ou seus vendedores vão saber exatamente com quem falam para alinhar o discurso.
Leia agora as dicas que a equipe da Santa preparou para você colocar em prática os melhores argumentos de vendas!
Cliente ideal requer abordagem eficiente
A linguagem que você usa tem poder de decisão ou não pelos seus produtos. Assim não basta somente a apresentação das semijoias e sim mostrar as vantagens de tê-las no porta-joias.
Isso cria o desejo no cliente para comprar as peças como se fossem únicas e especiais. Então, no meio dos argumentos, além da descrição dos produtos, fale sobre o modo de uso, ocasiões, dicas de moda e também pergunte se é para uso próprio ou presente.
Saiba ouvir o seu cliente. Quanto mais informações tiver, mais fácil será o fechamento do pedido.
As soluções que o cliente procura na sua loja
Quando as oportunidades de negócios são qualificadas, ou seja, lá na sua lista de contatos houve a separação dos clientes ideais, o aumento das vendas acontece mais fácil. Tanto que as soluções buscadas na sua loja são mostradas de forma personalizada, auxiliando ainda as campanhas de marketing.
Conteúdo traz mais engajamento de leads
Se você não tem ideia ou esqueceu o significado da palavra ‘leads’ no marketing, nós vamos dar uma forcinha. Eles são os contatos que estão próximos de fechar a compra que falamos acima.
E claro que conteúdos atraentes antes, durante e depois da compra vão mantê-los interessados no que sua loja tem a oferecer.