O preço correto das semijoias envolve competitividade, em relação aos concorrentes, e melhora a saúde financeira da sua empresa para atingir o lucro desejado.
Por isso, colocar preço no produto faz parte do plano de negócios desde o início, ou seja, quando você escolhe o fornecedor das peças.
Com o valor adequado nos produtos, a participação da sua empresa cresce no mercado e também reage as estratégias dos concorrentes.
Confira agora as dicas que a equipe da Santa selecionou para aumentar seu lucro na revenda e não ter prejuízos!
Preço correto nas semijoias com ponderação
Tudo na vida necessita equilíbrio. Então na revenda de semijoias, o preço final das peças não pode ser tão alto a ponto de desestimular a compra e nem tão baixo para gerar prejuízos.
Uma boa dica é calcular o preço por unidade para que você possa precificar corretamente ao consumidor final.
Calcule suas despesas fixas e variáveis
É muito importante que você calcule as suas despesas fixas e variáveis. Dessa forma, o que é variável depende do volume de venda, por exemplo, gastos com a emissão de boleto e fixo o que é pago independente do valor de faturamento como a folha de pagamento.
As duas despesas são pagas com as vendas de semijoias, mas a dedução dos tributos fixos e variáveis resulta no lucro líquido.
Respeite a sua margem de lucro
Dentro do seu planejamento, você já idealizou a sua margem de lucro pretendida e não deve se afastar dessa meta. E para ter certeza, vale a pena conferir no seu mostruário os produtos mais vendidos, mais procurados e que a sua loja não tem e os que dão prejuízos. Esses últimos podem servir de gancho para ações promocionais e descontos com a inclusão deles em uma categoria de outlet.
Saiba o que é markup e sua serventia
O markup é o ponto de partida para formação do preço de venda, pois o índice serve como parâmetro associado ao custo total da peça até chegar a sua cliente. Vamos simplificar…
Você deverá somar tudo o que gastou desde o momento da compra das peças até as despesas operacionais e assim terá um preço justo no seu ponto de venda.
Analise o mercado como um todo
Saiba avaliar o mercado como um todo com a análise do cenário econômico, dos seus clientes, das ações promocionais desenvolvidas por período e dos resultados obtidos em datas sazonais ou não.
Estar atento aos concorrentes é uma ótima estratégia. Mas não no sentido de considera-los uma ameaça e sim avaliar os pontos positivos para atender seus clientes.