Veja como montar uma loja virtual de sucesso

O comércio eletrônico vem crescendo cada dia mais e, com isso, o interesse dos empreendedores sobre como montar uma loja virtual também aumenta.

Esse tipo de loja é um site que possibilita a venda por meio da internet e é uma excelente forma de divulgar seus produtos ou serviços no meio digital. Apesar de não ter uma estrutura física, ela tem regras que devem ser respeitadas para garantir o bom andamento do processo.

Quer saber como montar uma loja virtual de sucesso? Continue lendo este texto e veja as vantagens e o passo a passo que elaboramos para você!

Quais as vantagens de ter um negócio virtual?

Saber aproveitar essa grande oportunidade do comércio eletrônico no país é a convicção do fechamento de negócios bem interessantes. Veja a seguir as principais vantagens em ter uma loja virtual.

Menor investimento inicial

Na maioria das vezes, conseguir um bom ponto para fixar uma loja física é difícil e exige, na maioria dos casos, investimento alto.

Na internet é diferente, tendo em vista que será preciso que você compre um domínio, opte por uma boa plataforma de e-commerce, tenha um bom leiaute, escolha as formas de pagamento e pronto — já está preparado para começar as vendas, ou seja, o investimento é muito mais baixo do que em uma loja física.

Custo mais baixo de manutenção

As lojas virtuais têm custo mais baixo em infraestrutura, pois as mercadorias que serão comercializadas normalmente não pedem grande investimento para administrar a loja.

Os gastos com manutenção também são reduzidos, pois o valor que se gasta com aluguel de um prédio para a fundação de uma loja física é bem maior se comparado a uma projeção de loja virtual.

Disponibilidade de 24 horas

Com uma loja virtual, o seu negócio estará à disposição do consumidor 24 horas por dia, em qualquer dia da semana e horário. Cada vez mais, as pessoas buscam simplicidade e conforto, por isso é fundamental acompanhar o comportamento dos clientes e aproveitar para alavancar as vendas.

Maior comodidade

Com o dia a dia cada vez mais movimentado, os consumidores procuram mais facilidade na hora de realizar suas compras. Se você já tem uma loja física, considere colocar seus esforços também em uma loja virtual.

Comprar via internet em uma loja que o cliente já conhece fisicamente aumenta ainda mais a segurança da compra. Além disso, a comodidade de comprar, pagar e receber o produto sem precisar sair de casa é bem vantajosa quando relacionada à ida até o estabelecimento comercial.

Melhor alcance de clientes

A loja virtual se encontra acessível a qualquer pessoa de todo lugar do mundo, que pode se tornar cliente e ainda recomendá-la aos conhecidos.

Além do mais, é uma ótima chance para introduzir o produto no mercado exterior, aumentando o número de potenciais consumidores da sua mercadoria.

O que é preciso para abrir uma loja virtual?

A seguir, vamos mostrar um passo a passo de tudo o que você precisa fazer para abrir a sua loja virtual. Confira!

Escolha a plataforma de e-commerce

Antes de optar por uma plataforma, é preciso que você conheça os principais pontos, como:

  • disponibilidade de recursos que visam ao aumento de vendas da sua loja virtual;
  • integração com ferramentas do Google;
  • junção com redes sociais;
  • liberdade na elaboração do design.

Além desses requisitos, é importante que a plataforma forneça uma interface de programação de aplicativos (API) robusta e bem documentada, que permita que a sua loja virtual se conecte a outros sistemas. O leiaute deve ser simples, discreto e dizer sobre a sua marca. Tome cuidado para que ele não chame mais atenção do que os produtos.

Selecione os produtos conforme o nicho de mercado

Os principais responsáveis pelo aumento do ticket médio nas lojas virtuais são:

  • variedade dos produtos ofertados;
  • crescimento das vendas em grupos de maior valor agregado.

Uma boa ideia é aproveitar os nichos de mercado. Normalmente, esses segmentos têm necessidades particulares que foram pouco utilizadas ou ainda não existem. Por isso, explorá-los pode se tornar um diferencial exatamente por dar uma vantagem competitiva para o seu e-commerce.

Defina as formas de pagamento

Em uma loja virtual, as formas de pagamento escolhidas são as grandes responsáveis pelo faturamento de vendas. Portanto, é imprescindível para o crescimento do seu negócio.

Você pode optar pelos cartões de crédito e débito, transferência eletrônica, boleto bancário etc.

São diversas as soluções de meios de pagamentos que podem atender com eficiência as necessidades da sua loja virtual, porém é preciso analisar qual será o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Estabeleça como será o envio e o frete

São muitas as opções de frete que a sua loja virtual pode oferecer para que o produto chegue até o consumidor de forma rápida e segura.

Caso comercialize produtos pequenos e médios, pode usar as tabelas dos Correios para calcular o frete. Se vende produtos grandes e que não são enviados pelos Correios, você pode utilizar os serviços de transportadoras.

Foque em segurança

Um dos maiores medos das pessoas ao realizar uma compra on-line é a insegurança. Então, você deve pensar muito a respeito. Além de ter dispositivos de segurança, é primordial que exiba isso no rodapé da sua loja e que deixe claro na sua página e durante todo o processo de compra.

Coloque, também, opções caso o cliente precise entrar em contato, com telefone, e-mail, chat, entre outros.

Você precisa deixar o cliente seguro para comprar na sua loja virtual. Isso engloba a confiança de que seus dados não serão roubados e que o produto vai chegar no prazo estabelecido sem problemas. Caso ocorra algum contratempo, existe a certeza de que ele será resolvido.

Adote um ERP

Quando a sua loja atingir um volume de vendas maior, é importante adotar um sistema ERP (Sistema integrado de gestão empresarial, em inglês), tendo em vista que ele vai ajudar muito com a automatização dos processos, redução de erros e otimização do tempo.

A loja virtual apresenta muitos processos, como:

  • recebimento de pedidos;
  • confirmação de pagamentos;
  • separação e embalo dos pedidos;
  • emissão de notas fiscais e etiquetas;
  • envio dos pedidos;
  • acompanhamento das entregas e informações ao cliente sobre o andamento.

Um recurso que está integrado à sua plataforma vai simplificar todo o processo. Por isso, você pode avaliar se a plataforma tem essa possibilidade.

Divulgue o e-commerce

Capriche na divulgação do seu negócio virtual. Isso é essencial para que a sua marca fique conhecida.

A plataforma deve estar preparada para ajudá-lo nessa divulgação, com integração de ferramentas de marketing e oferecendo uma experiência única para os visitantes e clientes da loja. O mercado se encontra cada vez mais disputado, por isso se destacar perante a concorrência é fundamental.

Existem vários recursos que você pode usar para divulgar a sua loja. Entre os mais conhecidos estão:

  • e-mail marketing;
  • blogs;
  • mídias sociais;
  • links patrocinados;
  • Youtube;
  • promoções etc.

As chances de atingir um público diversificado, sem limites territoriais, a qualquer dia e hora, a praticidade, agilidade e pagamento seguro são os principais fatores que podem contribuir na sua decisão quando estiver em dúvida sobre como montar uma loja virtual. Contudo, não se esqueça de fazer um planejamento eficaz, que garanta a viabilidade e o sucesso do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite a sua visita ao nosso blog e leia agora mesmo sobre os maiores desafios da mulher empreendedora e como superá-los para entender mais sobre o assunto.

 

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