Descubra como trabalhar com o que gosta em 2018

Quando o novo ano chega, criamos uma série de idealizações, como ir à academia, viajar mais, fazer novos amigos e trabalhar com o que gosta. O tempo passa e muitos desses desejos ficam apenas no papel.

No entanto, não precisa ser assim: comece encontrando uma atividade física que a satisfaça, visite locais interessantes da sua própria região, conheça novas pessoas e, finalmente, planeje como exercer profissionalmente aquilo que faz seu coração bater mais forte ― e é com esse último objetivo que vamos ajudar você agora.

Neste post, vamos dar dicas de como iniciar uma carreira fazendo aquilo que realmente ama. Confira:

Saiba quais são os seus valores

Antes de começar a trabalhar com o que gosta, você precisa ter em mente o que você realmente quer fazer daqui para frente e, principalmente, o que valoriza na sua vida profissional e pessoal. Qual o seu propósito? Você prioriza tempo com a família? Um emprego que seja útil para a sociedade? Sustentabilidade? Causas humanitárias ou animais? Independência?

Coloque seus valores pessoais em conjunto com os profissionais e, assim, leve-os para o mercado de trabalho. Você vai começar uma profissão alinhada com o que acredita, o que tem tudo para dar certo.

Faça aquilo que tem sentido para você

Como um desdobramento do tópico anterior, agora você precisa pensar nas atividades que fazem com que você se sinta útil. No que você se acha realmente boa? Como o seu talento pode ajudar as pessoas ao redor? Como você pode solucionar o problema de um cliente com seu trabalho?

Reflita bastante sobre seus pontos fortes, anote-os (sem, necessariamente, categorizá-los numa carreira), descreva detalhadamente cada informação e, a partir daí, comece a pensar em quais profissões esses talentos podem ser aproveitados.

Lembre-se: esses trabalhos devem fazer sentido para você. Pense na marca que deseja deixar no mundo e nas pessoas que estão diretamente envolvidas com sua carreira.

Para ajudar, faça um teste vocacional. Há vários gratuitos pela internet que podem auxiliar você nessa busca.

Estude e crie estratégias

Não adianta só ter vontade: você precisa ter uma base teórica para começar o seu trabalho. Leia sobre o assunto; entenda qual é a formação necessária para atuar nessa área; procure por livros, artigos e notícias sobre ela; converse com profissionais.

Depois, comece a criar estratégias para entrar no mercado. Se você pretende abrir seu próprio negócio, além de entender bem o mercado em que pretende entrar, crie um plano estratégico com o que ele deve ter, como as ações para atingir o público, fornecedores, parceiros, profissionais necessários, produtos ou serviços, identidade visual e diferencial da marca.

Crie um mapa da felicidade

O mapa da felicidade é uma maneira de colocar suas estratégias num planejamento físico. Anote num papel ou programa seus pontos fortes e fracos, motivações, objetivos, estratégias para avançar na carreira, cursos que pretende fazer, público-alvo e muito mais.

Além disso, não se esqueça de escrever seus valores e convicções, para ter sempre em mente quais os principais motivos de começar a trabalhar com o que gosta.

Todas essas anotações devem mostrar seu percurso à carreira ideal como um mapa, e as estratégias são os pontos-chave para chegar lá. Deixe-o colorido, com palavras positivas e frases motivacionais.

Depois de pronto, coloque-o em locais visíveis: no seu escritório, na porta da geladeira, colado na agenda ou planner, na parede do quarto. Lembre-se de que, durante seu trajeto profissional, suas estratégias ou objetivos podem mudar, portanto, atualize seu mapa sempre que possível.

Peça ajuda

Há quem pense que, para ter prestígio numa carreira, você deve fazer tudo sozinho. Mas isso é bobagem: pedir ajuda é algo normal e demonstra humildade, qualidade essencial tanto para profissionais em início de carreira, quanto para experientes e consolidados.

Pergunte a experts do ramo conselhos de como agir em atividades sobre as quais você não tem domínio ou sequer sabe como iniciá-las. Converse também com seus amigos; muitos deles vão demonstrar apoio e ajudar nas mais diversas situações da sua nova profissão.

Caso o assunto fuja totalmente do seu ramo (você está abrindo um pequeno negócio e não entende nada de contabilidade, por exemplo), procure por recomendações e contrate um profissional para auxiliá-la.

Pense em suas motivações

Quando começar a pensar que não vai dar certo, acredite em você mesma, em seus talentos e convicções. Lembre-se do que a fez mudar de carreira, reflita sobre os seus sonhos e o propósito de conciliar uma vida pessoal de qualidade com uma profissional que faça sentido.

Por que você resolveu mudar de carreira? Quais talentos tem que fazem com que sua nova profissão seja a ideal? Quais benefícios ela vai trazer para sua vida? Quais são seus objetivos com ela?

Se preferir, deixe suas motivações anotadas no mapa da felicidade. Assim, poderá consultá-las sempre que sentir necessidade.

Lembre-se: um passo de cada vez

Você está começando agora uma nova carreira, e pode ser que as coisas não aconteçam na velocidade desejada. Tenha em mente que vai precisar de tempo e muito esforço para se consolidar no trabalho. Frustração é um sentimento comum, mas não deve servir como empecilho.

Problemas acontecem em qualquer profissão ou negócio, mas, quando estamos recomeçando no mercado de trabalho, eles acabam desanimando mais do que o normal. Tenha consciência disso para usá-los como motor para continuar, e não como freio.

Portanto, planeje suas estratégias, coloque-as em prática e, se não derem certo, analise as falhas e descubra o que pode ser feito para contorná-las. Se possível, tenha sempre um plano B. Mas não se sinta mal se o sucesso não aparecer quando você acha que ele tem que vir. Não se afobe e espere o tempo de cada ação frutificar.

Trabalhar com o que gosta é o desejo de muita gente, mas são poucos os que decidem colocá-lo em prática. Agora que você já tem as ferramentas necessárias para correr atrás, não deixe tudo apenas no sonho: busque pela carreira que ama e tenha um emprego que faça sentido para sua vida.

Gostou das dicas para trabalhar com o que gosta em 2018? Para ter acesso a mais conteúdo sobre moda, beleza, acessórios e empreendedorismo feminino, assine nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu e-mail!

Total
62
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter