O Instagram é uma das principais redes sociais para quem deseja divulgar um negócio ou serviço. Com diversas funcionalidades, você pode mostrar os seus produtos, conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.
Mas, para ter sucesso, é essencial saber como vender pelo Instagram de forma correta, o que não é apenas postar uma foto. Desenvolver uma estratégia que faça com que seus clientes confiem em sua empresa e acreditem na qualidade de seus produtos é um dos caminhos mais corretos.
O grande diferencial para seu negócio será o modo como você utilizará as diversas funcionalidades da ferramenta que, com alguns segredos, podem lhe ajudar a ter ainda mais sucesso em suas vendas com o auxílio da rede social. Quer saber quais são esses segredos? Então continue lendo o nosso post!
1. Tenha um Instagram público
Ao criar uma conta na rede social, você tem a opção de deixar o seu perfil público ou privado. No caso de pessoas, vai do interesse de cada uma em manter a sua privacidade e ser seguido por apenas pessoas que ela aprova. Mas, no caso de lojas e empresas, além de manter um página de empresa e não um perfil pessoal, não há motivo para deixar o Instagram privado, com grandes chances de prejudicar as suas vendas.
Como você quer que seus potenciais clientes conheçam seus produtos e comprem da sua loja se você não os deixa ver? O Instagram funciona como a sua vitrine. Pense no caso de uma loja física: se você não tem uma vitrine ou se ela for escondida, como vai atrair seus clientes?
Poucos são os consumidores que pedem para seguir uma marca que não conhecem e nem sabe quais os tipos de produtos ela vende. São poucos os casos em que isso acontece, apenas quando houve uma indicação de alguém que comprou em sua loja ou se sua marca já é bem conhecida no mercado. Por isso, a primeira dica para vender no Instagram é deixar o seu perfil público!
2. Crie conteúdos incríveis
Como falamos acima, vender pelo Instagram não é apenas postar uma foto. Apesar de essa ser uma rede social com grande apelo visual, algo extremamente importante para negócios ligados ao universo da moda, que conquistam seus clientes, inicialmente, pelo visual.
É preciso atrair, encantar e envolver o seu cliente, até que ele não tenha dúvidas sobre comprar o seu produto. Por isso, crie conteúdos que eduquem o seu potencial cliente, que ensinem a ele mais sobre o seu mercado de atuação, sobre como os seus produtos são desenvolvidos, como podem ser usados, entre outros temas relevantes.
Esses conteúdos não devem apenas informar, mas também entretê-lo, para que ele goste de seguir o seu perfil e ver as suas publicações, independentemente se ele já comprou ou não de sua loja. Isso faz parte do processo de conquista do cliente e do desenvolvimento de sua imagem como marca, transformando essa identificação entre você e seu consumidor em confiança e venda.
3. Faça vídeos
Os vídeos são conteúdos extremamente importantes para que uma estratégia de marketing dê certo. Não apenas pelo fato de os consumidores preferirem esse formato de conteúdo, mas também porque os vídeos têm o poder de aproximá-los da sua marca e aumentar a credibilidade da sua empresa.
Por isso, faça vídeos mostrando os seus produtos, detalhes importantes que possam ser considerados na hora da compra, dê dicas de como utilizá-los e mostre o porquê eles são os ideais para seus clientes.
Além disso, você pode explorar outros tipos de vídeos para encantar e conquistar a confiança de seus potenciais clientes. Mostre os bastidores de sua loja, apresente as pessoas que trabalham por trás dela e divulgue depoimentos de clientes que tiveram uma ótima experiência de compra. Mas não foque apenas em vídeos, mescle o seu conteúdo no Instagram com fotos e vídeos.
4. Use hashtags e faça anúncios
Hoje é possível conquistar mais curtidas e seguidores de forma orgânica ou fazendo anúncios. Lembrando que esse não é o segredo para aumentar as suas vendas, mas sim o envolvimento que você tem com seus seguidores. Inicialmente, para atraí-los para sua página você pode utilizar uma estratégia de conteúdo eficiente e segmentada e também utilizar as hashtags. Elas têm a função de categorizar o seu post.
Por exemplo, se você utilizar a hashtag #semijoia, sua foto ou vídeo estará entre outros conteúdos de mesmo tema. Para utilizá-las de forma correta, escolha hashtags menos abrangentes, para ter mais chances de se destacar entre os concorrentes.
Outra forma de divulgar o seu Instagram é fazendo anúncios na plataforma, direcionando-os de acordo com seu público-alvo. Essa estratégia é útil quando você precisa ter resultados a curto prazo como, por exemplo, em uma promoção de data comemorativa.
5. Utilize a ferramenta Instagram Shopping
Antes, para você adquirir um produto que viu no Instagram era preciso sair da ferramenta e acessar o site da loja, mas isso já não é mais necessário com o lançamento da funcionalidade Instagram Shopping. Por meio dela o consumidor pode adquirir um produto diretamente na plataforma, apenas clicando na foto. Você só precisa inserir essa opção ao divulgar o produto e ele aparecerá com uma imagem de sacola ao lado.
Ao clicar nessa sacola, o seu cliente poderá ver todas as informações e será direcionado para a página do produto em seu e-commerce, trazendo mais praticidade e agilidade. Todas estas dicas são fundamentais para você ter sucesso em suas vendas e conquistar mais clientes, mas lembre-se de estabelecer um relacionamento saudável com eles.
Responda todos os comentários que surgirem em sua página, faça promoções, sorteios, entre outros recursos que possam deixá-los satisfeitos com a sua loja. Esteja disponível também para tirar todas as dúvidas e resolver problemas durante um processo de compra, apresentando canais eficientes de atendimento ao cliente.
Gostou o conteúdo? Agora que você já sabe como vender pelo Instagram e descobriu segredos incríveis para obter mais vendas, entre em contato conosco por meio de nosso site para revender as nossas semijoias agora mesmo!