Perdi o emprego, e agora? Saiba o que fazer!

A possibilidade de perder o emprego faz parte da realidade de todos os profissionais. E qualquer um pode ser pego de surpresa com essa notícia, a qualquer momento. Se você já passou ou está passando por isso, deve saber o quanto essa fase é cheia de angústias e dúvidas. E a pergunta que não sai da cabeça dos recém-desempregados é: e agora, o que fazer?

Um momento de ruptura como esse traz também muitas possibilidades. Mas vários aspectos devem ser considerados antes de tomar qualquer decisão. Portanto, deixe o desespero de lado e se questione: como foi sua vida profissional até aqui? O que você quer daqui para frente? Suas finanças são suficientes para arriscar algo, ou você precisa encontrar uma fonte de renda com urgência?

Neste texto, apresentamos algumas dicas para ajudar você a controlar a angústia e tomar a decisão mais acertada. Não perca!

Não suma do mercado de trabalho

Se a situação financeira está complicada e você precisa trabalhar o quanto antes, converse com as pessoas dos seus círculos sociais. Mostre que você está à procura de novas oportunidades. Não fique parado: faça um bom currículo, cadastre-se em sites de emprego, prepare-se para entrevistas e vá pessoalmente a algumas empresas.

Se estiver difícil encontrar vagas, talvez seja um bom momento para procurar uma função diferente, que seja interessante e desafiadora para você. Mesmo que o salário seja menor. Essa é uma alternativa vantajosa, já que aceitar um cargo inferior ao que você exercia pode prejudicar o seu currículo.

Aproveite para mudar de área

Se você já estava com vontade de mudar de carreira e trabalhar com o que realmente gosta, perder o emprego pode ser uma ótima oportunidade para colocar isso em prática. Entretanto, recomeçar do zero e investir em um caminho novo e desconhecido é uma decisão complexa. Portanto precisa ser muito bem planejada.

Pesquise muito e descubra se o setor para o qual você gostaria de ir é realmente viável. Avalie, também, os prós e contras de ficar um tempo longe do mercado para investir em outra carreira. Além disso, procure saber qual tipo de formação você precisará buscar. Uma outra graduação, um curso técnico ou especialização, por exemplo.

Comece o seu próprio empreendimento

Uma outra opção — que, aliás, é a escolha de muitas pessoas — é abrir o seu próprio empreendimento. Essa é uma ótima alternativa se você sonha, por exemplo, em ser seu próprio chefe. Estabelecer seus próprios horários de trabalho e ter mais autonomia. Além disso, existe uma vasta gama de opções de negócios, nos mais variados setores.

Escolha algo que você gosta de fazer, saiba fazer bem e que tenha um bom espaço no mercado. Pesquise sobre o setor, procure textos na Internet, converse com pessoas da área e saiba que não é preciso ter uma grande quantia para investir: alguns negócios, como a revenda de produtos, por exemplo, exigem um baixo investimento inicial e trazem um retorno rápido.

Perder o emprego é um baque, mas não desanime. Mantenha a calma e lembre-se: você está diante de uma ótima oportunidade para refletir sobre a sua carreira e as escolhas que você fez até aqui, se conhecer melhor e entender quais são os seus desejos. Nesse momento, procure apoio de pessoas próximas e pense sobre as alternativas que apontamos aqui.

Se você gostou deste texto, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as postagens!

Total
45
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter