Descubra 6 dicas incríveis para organizar seu mostruário de joias

Quem trabalha com moda e beleza sabe como é importante ter uma boa apresentação. Uma boa imagem torna os produtos mais atrativos. E quando se trata de joias e semijoias, que são responsáveis por elevar a autoestima, o cuidado deve ser redobrado. Por isso o mostruário das peças precisa ter uma boa disposição, ser organizado e limpo, valorizando os produtos.

Você sabe como fazer isso? Então confira as dicas sobre como organizar mostruário de joias.

1. Escolha um bom mostruário

Assim como em uma vitrine de loja, o mostruário de joias precisa conquistar as clientes no primeiro contato, apresentando um design atraente e passando credibilidade. Escolher peças de destaque e distribuí-las de forma estratégica é o primeiro passo para otimizar as suas vendas. Mas existem outras etapas a serem seguidas. Confira!

Cause uma boa impressão

O mostruário deve passar uma boa imagem antes mesmo de ser aberto. O material precisa ser bonito e passar segurança. Tecidos como o veludo e o corino são ótimas opções.

Na parte interna, as joias devem estar dispostas de forma delicada. A forma de abrir e fechar o mostruário deve ser fácil e prática, para não danificar as peças. Certifique-se também de que as joias estejam limpas e brilhosas, com suas respectivas embalagens.

Distribua as peças de forma estratégica

Posicione as joias destacando as peças mais trabalhadas. Separe-as pelas suas famílias: anéis, brincos, pulseiras e colares. Se preferir, reúna os itens por cores. Uma boa dica é formar um mix de peças.

Existem aqueles conjuntos que já vêm prontos, mas você também pode usar a criatividade para criar outros. Eles não precisam ter a mesma cor ou formato, basta selecionar os que harmonizam entre si. Além de despertar a atenção da cliente, facilita a venda conjugada, aumentando a sua lucratividade.

Organize os preços

O mostruário deve valorizar a beleza das joias e não necessariamente os preços. Por isso, identifique as peças com etiquetas discretas, constando apenas a referência. Crie uma planilha com as referências e seus respectivos preços. No momento em que a cliente perguntar o valor, consulte a tabela. Você pode aproveitar essa estratégia para negociar com a cliente.

2. Cuide do seu estoque

Como as peças estão em constante visualização e manuseio, é importante zelar pela qualidade dos produtos. Mantenha-os em suas respectivas embalagens plásticas para garantir a conservação. Revise as embalagens e troque aquelas que apresentam algum defeito: rasgadas ou amassadas.

Faça uma vistoria periódica em suas peças. Verifique se faltam itens como tarraxas ou fechos e providencie. As hastes dos brincos devem estar sempre retas. Limpe as peças que estão sujas e faça o polimento daquelas que estão opacas.

3. Invista na variedade

Quanto mais produtos você tiver, mais gostos diferentes atenderá e a sua chance de venda crescerá. Portanto, invista na variedade de formas, cores, texturas e estilos para atingir o maior número de clientes. Esteja atenta às novidades e tendências lançadas no mercado e mostre que o seu mostruário está atualizado.

Acompanhe livros e revistas de moda e fique antenada com produtos lançados em novelas de grande repercussão. Peças usadas por influenciadores digitais e celebridades também caem no gosto do público e são bastante procuradas.

4. Crie uma seção de descontos

Muitas vezes, a cliente fica indecisa sobre o que levar e pode ficar desestimulada com a compra. Para contornar essa situação, é fundamental ter uma seção de descontos. Reúna aqueles produtos que não estão vendendo há algum tempo e ofereça preços mais atrativos.

Esse é o incentivo ideal para conquistar a cliente que está em dúvida. Destaque a relação custo-benefício e dificilmente a cliente vai resistir. Talvez ela se sinta mais motivada a investir em outras peças.

5. Investigue o gosto pessoal de cada cliente

Uma boa estratégia para quem trabalha com joias e semijoias é fazer uma apresentação personalizada. Mas, para isso, você precisa descobrir o gosto pessoal das suas clientes.

Por exemplo, se você vai atender uma noiva, leve peças que ela poderá usar nas suas próximas festas. Se a cliente tiver um estilo mais alternativo, ofereça acessórios étnicos. Use essas informações e componha o mostruário de acordo com o perfil de cada cliente.

Mas se for a sua primeira visita e você não souber bem os gostos da consumidora, crie uma pesquisa breve sobre estilo e preferências. Peça para ela responder às questões antes de iniciar o atendimento.

Assim, você terá um repertório para explorar e saberá em que peças focar durante a abordagem. E mesmo que seja uma cliente antiga, é importante que ela responda à pesquisa, pois os gostos dela podem mudar e você precisa se atualizar.

Essas informações são valiosas para a fidelização. Por exemplo, após a terceira compra, ofereça um mimo (brinde) de acordo com a personalidade da cliente. O retorno será bastante positivo e as chances de vender para ela novamente aumentam.

6. Use as peças para dar maior visibilidade

O mostruário é um objeto que você usa para conquistar as clientes, mas você mesma pode ser uma “vitrine ambulante”. Tanto no dia a dia quanto durante a venda, use as peças combinando com o seu look. Aproveite a visibilidade das redes sociais e faça o seu marketing pessoal. Publique fotos e vídeos usando as joias e semijoias do seu mostruário. Ao receber elogios, mande uma mensagem falando sobre o produto.

Isso dará visibilidade ao seu trabalho, valorizando as joias e semijoias, e ainda despertará o interesse das clientes. Afinal, você é um cartão de visitas do seu trabalho e deve promover a sua marca no mercado.

Durante a venda, essa estratégia deve ser apresentada assim como a disposição do mostruário: dando destaque ao estilo da cliente. Afinal, você não vai usar uma maxi argola para vender joias a uma senhora que prefere brincos pequenos e discretos, não é mesmo? Por isso, estudar o gosto pessoal de cada cliente é tão importante.

Gostou das dicas de como organizar mostruário de joias? Com bom gosto, pesquisa e organização é possível realizar vendas mais eficientes e aumentar a lucratividade e garantir a sua independência financeira. E para continuar atualizada sobre o assunto, assine a nossa newsletter! Selecionamos os melhores assuntos para você.

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