6 dicas incríveis de lazer em família

A família é um dos pilares mais importantes para se ter uma vida feliz. Ela é o apoio e a fonte de confiança para muitos, além de ter influência direta nas decisões tomadas durante toda a vida. Por conta disso, resolvemos, neste post, listar algumas dicas de lazer em família para você aproveitar os entes queridos da melhor maneira possível.

Devido à correria do dia a dia, dificilmente temos tempo para curtir os familiares e fazer programações especiais. Muitas vezes a própria relação entre pais e filhos é danificada por esse estilo de vida.

Por isso, quando encontramos uma brecha, é muito importante que dediquemos esse tempo aos nossos entes queridos para fortalecer os laços de amor e amizade que influenciarão principalmente a vida dos filhos.

Momentos de lazer em família podem trazer inúmeros benefícios:

  • fortalecimento dos laços familiares;
  • melhora da saúde;
  • melhora na relação do casal;
  • melhora da qualidade de vida.

Continue acompanhando o post e descubra algumas dicas de lazer em família!

1. Brincadeiras e jogos

Caso tenha filhos na fase infantil, brincar com jogos, sejam mais antigos ou atuais, pode estreitar — e muito — a sua relação com os pequenos, além de ser um divertido meio de se exercitar ou desenvolver outras capacidades, como memória, concentração ou coordenação motora.

Realizar brincadeiras educativas com os filhos pode melhorar seu desempenho escolar e criatividade. A segurança, a autoestima e o nível de sociabilidade também são desenvolvidos.

Algumas brincadeiras que podem ser feitas com crianças são jogo da memória, mímica, amarelinha etc – até mesmo jogos educativos no videogame podem promover momentos de diversão e aprendizado.

Muitos brinquedos e jogos podem ser feitos em casa com materiais simples, como madeira ou garrafas pet. O ato de construir coisas com os filhos os ensinará sobre sustentabilidade e criará um vínculo mais próximo com os pais.

As brincadeiras são muito importantes para as crianças, pois melhoram o desenvolvimento emocional delas. Uma infância reclusa pode contribuir para o aparecimento de doenças como depressão e ansiedade na vida adulta.

2. Histórias

Criar e contar histórias para os seus filhos pode ser uma ótima forma de diversão, principalmente para os pais que não conseguem acompanhar o ritmo elétrico das crianças em brincadeiras mais agitadas.

Ao ler histórias para os filhos, você desperta neles o interesse pelo mundo da leitura, além de aguçar sua criatividade. Essa atividade pode ser feita de várias maneiras, com todos sentados no sofá ou na cama, em forma de teatro de fantoches ou bonecos e até mesmo em interpretações feitas pelas próprias crianças.

A leitura também transmite valores positivos, pois muitas histórias possuem enredos e morais que passam lições importantes. Ela também ajuda na compreensão, ensinando a ouvir e manter o foco.

3. Viagens ou passeios

Outra das nossas dicas de lazer em família para mudar totalmente a rotina e tornar o momento bastante especial é fazer uma pequena viagem ou passeio, que pode ser uma experiência totalmente nova para todos.

Seja para a praia, um acampamento ou até mesmo passar um dia em algum parque ou museu: mudar de ambiente permitirá um relaxamento maior, pois as tarefas do trabalho ficarão distantes, além de as crianças terem a oportunidade de aprender coisas novas durante o passeio.

Passar um tempo ao ar livre pode trazer vários benefícios para a saúde, como a reposição de vitamina D no corpo. Além disso, a natureza favorece o sistema cognitivo, melhorando, assim, problemas de déficit de atenção e hiperatividade, que são muito comuns em crianças.

Tente usar o mínimo de aparelhos tecnológicos, como computadores e celulares, durante as viagens e passeios, assim, não haverá distrações ou algum tipo de ligação com os problemas de trabalho.

Essa atitude também ajuda a regular o sistema biológico, amenizando problemas de insônia.

4. Filmes

Reunir a família para comer pipoca enquanto assistem um bom filme ou fazem uma maratona de séries — especialmente em dias frios ou com chuva — não tem preço!

Para evitar as brigas pela escolha do filme, pode ser feita uma maratona ou matinê, onde todos possam escolher um. Algumas obras que podem ser assistidas por toda a família e ensinam valores valiosos são:

  • Billy Eliot: filme que ensina a escolher aquilo que realmente se gosta de fazer, independente da opinião alheia;
  • Wall-e: ensina a importância de cuidar da natureza e do planeta, assim, a criança já pode adquirir noções de sustentabilidade;
  • Rei Leão: essa obra clássica ressalta o valor da família, da amizade e da união.

Uma alternativa é rever gravações antigas feitas pela família de momentos especiais, como um desfile, uma festa ou casamento. Assim, a família pode se entreter relembrando os bons momentos do passado e até mesmo se inspirando a gravar novas recordações.

5. Novos aprendizados

Uma forma de unir a família e proporcionar belos momentos inesquecíveis é aprendendo algo novo juntos: uma dança, um esporte, tocar um instrumento musical etc. Assim, os membros da família praticarão a união e poderão ajudar uns aos outros.

Ao se adquirir um hobby, a família é capaz de se desconectar dos problemas, conseguindo, assim, equilíbrio mental e capacidade de relaxar e focar no momento presente.

Além disso, com um hobby em comum, vocês poderão compartilhar emoções e tirar dúvidas.

6. Atividades especiais

Toda família possui sua singularidade e com certeza a sua não é diferente. Pense em algo que todos gostem e faça disso uma atividade única.

Muitas vezes nem é preciso fazer algo totalmente fora da rotina: uma simples conversa, um momento olhando as estrelas ou vendo TV já se tornam momentos extraordinários só pelo fato de todos estarem ali realmente presentes e felizes.

Para descobrir ou criar a atividade perfeita para a sua família, pense em quais são os interesses em comum de todos.

É muito importante ouvir as opiniões dos outros familiares, pois eles podem ter ótimas dicas e sugestões, mas se sentir reprimidos para se expor.

Assim, conhecendo algumas ideias do que fazer nos momentos de lazer em família, como realizar brincadeiras, contar histórias ou fazer uma pequena viagem, você conseguirá ter momentos inesquecíveis e reforçar os sentimentos de amor e união entre os seus entes queridos.

Gostou das nossas dicas de lazer em família? Então nos siga nas redes sociais para mais dicas interessantes! Estamos no Facebook e no Instagram.

Total
10
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter