Conheça 7 dicas para conseguir uma renda extra

Seu salário não tem sido suficiente para alcançar os seus objetivos? Saiba que, se você tiver disposição e algum tempo livre, é possível encontrar uma atividade para ter uma renda extra no final do mês — e sem que você precise trabalhar o tempo todo ou abdicar de seus momentos de lazer e com a família.

Se você tem pensado sobre como conseguir renda extra, mas ainda não sabe quais são as possibilidades e as opções que se encaixam melhor na sua rotina, continue lendo este texto! Produzimos um miniguia para orientar você nessa nova empreitada. Confira:

Por que é interessante complementar a renda

Muitos fatores contribuem para que as pessoas busquem formas para ter uma renda extra e você, provavelmente, se identifica com algum, ou alguns deles.

Se as contas ficam cada vez mais caras, mas o salário não aumenta no mesmo ritmo, nem sempre cortar gastos é uma opção possível. Conseguir cobrir todas as despesas e manter as contas sempre no azul, principalmente em momentos de crise econômica, é a grande motivação para buscar um dinheiro extra.

Mas esse dinheiro a mais também pode servir a outros objetivos. Pagar dívidas antigas, manter uma quantia para possíveis imprevistos, comprar uma casa ou carro, realizar algum sonho (como fazer um curso ou uma viagem) ou mesmo se dar alguns luxos, e viver uma vida mais confortável e prazerosa — esses são apenas alguns exemplos.

Existem muitas alternativas, algumas mais simples, outras mais complicadas. Mas, para a maioria delas, não é preciso ter uma formação específica ou muito dinheiro para começar. Algumas são tão rentáveis que podem até deixar de ser complementares, se tornando a sua principal fonte de renda.

Então, já pode ir se animando!

8 dicas de como conseguir renda extra

Primeiro, pense em como é a sua rotina e o seu estilo de vida. Considere também quais são suas habilidades, áreas de conhecimento e gostos pessoais. Isso porque, para encarar o desafio de começar algo novo, é importante se conhecer e buscar algo que você goste, que tenha a ver com você.

Para ajudá-la nessa escolha, separamos 8 dicas de como complementar a sua renda. Veja:

1. Se você tem disponibilidade e espaço em casa, seja cuidadora de animais

Uma possibilidade interessante de renda extra, se você tiver espaço em casa e goste de bichinhos de estimação, é oferecer seus serviços de cuidadora de animais para os donos que vão viajar ou ficar um tempo fora. Nesse caso, divulgue seu trabalho entre os conhecidos, em redes sociais ou mesmo em alguns sites especializados.

2. Se você domina bem alguma habilidade ou área de conhecimento, dê aulas

mulher dando aulas, dicas de vendas, empreendedorismo, empreendedora, revender semijoias

Há alguma coisa que você saiba fazer muito bem, como cozinhar, fazer artesanatos, costurar? Ou alguma área de conhecimento que você domine? Pois sempre existe a opção de dar aulas particulares, individuais ou em grupo.

Podem ser aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes, por exemplo. De toda forma, basta divulgar, seja na vizinhança, em redes sociais, ou colocando um cartaz na frente da sua casa.

3. Se você tiver roupas ou outros artigos usados, venda

garage sale, revender joias, revender semijoias, revender acessorios

Outro jeito legal de ganhar uma renda extra é organizar as roupas e outros artigos usados da sua casa, que ainda estão em bom estado de conservação, e vendê-los. Você pode divulgar os produtos em grupos nas redes sociais, sites especializados ou até montando um pequeno bazar na sua casa.

4. Se você tem habilidades na cozinha, venda produtos alimentícios

red velvet, como vender doces e bolos, dicas de como ganhar dinheiro confeitaria

Há alguma coisa gostosa que você saiba fazer? Biscoitos, tortas, bombons, doces, bolos ou alguma guloseima? Se sim, use o seu tempo livre para cozinhar e saia para vender em vários lugares diferentes: no trabalho, no bairro, ou em parques e praças, por exemplo.

5. Se você sabe costurar, faça reparos ou customizações

jaqueta bordada, customizacao de roupas, jaqueta jeans, bordado livre

Caso você tenha uma máquina de costura em casa, e tenha habilidade para esse tipo de trabalho, comece a fazer pequenos reparos e customizar roupas ou acessórios. Existem vários tutoriais na internet sobre como deixar peças básicas mais estilosas. Depois, é só caprichar na divulgação!

6. Se você tem facilidade em fazer negócios online, monte uma loja virtual

As vendas online são cada vez mais comuns, e muitas pessoas têm apostado em criar lojas virtuais para vender vários tipos de produtos. Mas, como esse é um mercado competitivo, a dica aqui é especificar o seu nicho.

Você pode vender produtos feitos por você mesma ou por alguém que você conheça, como algum item de artesanato, por exemplo.

7. Se você tem facilidade em se relacionar com as pessoas, trabalhe com revenda de produtos

revender semijoias, revenda de semi joias, semi joias no atacado, atacado de bijuterias
Renvender Semijoias é um bom negócio!

Você tem facilidade em se relacionar com as pessoas? Então, trabalhar com revenda de produtos é uma excelente opção.

Essa é uma atividade rentável e segura, ou seja, você não precisa ter medo de se arriscar. Além disso, muitas pessoas começam a revender para ganhar um dinheiro extra, e a atividade acaba se tornando a principal fonte de renda.

Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o Brasil é um dos maiores países no setor de revenda de produtos. Esse tipo de negócio cresce a cada ano, e permanece estável mesmo em meio à crise!

Entre as vantagens citadas pela Associação, estão:

  • não necessita de altos investimentos iniciais;
  • não precisa ter formação ou experiência;
  • há autonomia para escolher os horários de trabalho e adaptar a rotina;
  • é um negócio sustentável e seguro.

Muitas empresas de diversos segmentos — como moda, acessórios, cosméticos, perfumaria, casa, decoração, entre outros — têm investido nesse tipo de atividade, o que significa que a variedade de produtos com as quais você pode trabalhar é enorme.

Mas, então, qual produto escolher?

Com tantas opções de produtos para revender, tente encontrar aqueles que mais têm a ver com sua personalidade e estilo de vida. O que mais você teria facilidade em trabalhar, e o que seria mais fácil de comercializar, considerando as pessoas do seu círculo social.

Ainda segundo dados recentes da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o setor de venda de acessórios é um dos que mais tem crescido, e com bons resultados.

Entre esses acessórios, as semijoias e joias são muito valorizadas pelo mercado consumidor, principalmente se tiverem qualidade e um design diferenciado. Além disso, dependendo do estilo de venda que você escolher, há a possibilidade de uma grande margem de lucro.

Quais são as formas de revender joias e semijoias?

joias em prata com topazios azuis, semi joias com pedras naturais, semi joias para revender

Na venda por catálogo, os clientes escolhem os produtos, que são enviados depois — e você fica com uma porcentagem do lucro. Assim, você não tem o gasto da montagem de estoque, mas o fato de os clientes não entrarem em contato com as peças e experimentá-las diminui a possibilidade de compra.

Já na revenda por consignação, você recebe os produtos da loja sem pagar antecipadamente, devolve o que não vendeu e também fica com uma porcentagem do lucro das vendas. E, tanto no catálogo quanto na consignação, o preço dos produtos é decidido pela empresa fornecedora.

Ainda outra opção é escolher um bom fornecedor e comprar as peças no atacado, por um preço reduzido, e montar seu próprio estoque.

A vantagem é que, nesse caso, você tem mais autonomia em relação ao negócio, uma vez que você mesma escolhe os produtos, de acordo com os gostos da sua clientela, e decide os preços, o que aumenta a sua margem de lucro.

E, além de ir à casa das clientes, você ainda pode montar uma espécie de lojinha em um cômodo da sua própria casa; ou procurar outras formas que forem melhores para você.


SEJA UMA REVENDEDORA DE SEMI JOIAS SANTA PRATA

Total
216
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter