Saiba como limpar joias e semijoias

As joias são os acessórios que mais realçam a beleza de uma mulher. Com brilho e design diferenciado, são objetos de desejo. Mas de acordo com o uso, eles podem perder a nitidez da cor ou ficar com o aspecto de sujo. Para evitar situações como essas, aprenda como limpar joias e semijoias.

Algumas dicas caseiras são suficientes para realizar a limpeza de suas peças e mantê-las em ótimo estado. Confira!

Separe os itens por categoria

Cada material necessita de um cuidado diferente. Por isso, separe as joias e semijoias por categorias. O ideal é ter um espaço específico para cada tipo: ouro dourado, prata e rosé. E, a fim de controlar a umidade, coloque um pedaço de giz dentro do seu porta-joias.

Use uma flanela

Uma dica básica para saber como limpar joias e reativar o brilho e cores originais dos acessórios é usar uma flanela. Assim como os sapatos, joias e semijoias precisam de um polimento para ficarem ainda mais brilhantes. Para isso, use uma flanela limpa e totalmente seca. Basta esfregar de 1 a 2 minutos e você já notará o resultado.

Deixe a peça de molho com sabão

Despeje um pouco de sabão de coco líquido ou em barra na água morna e deixe o acessório de molho por 15 minutos — se for limpar uma joia com pedra delicada ou preciosa, não use água quente.

Em seguida, use uma escova de cerdas macias para retirar a sujeira. Você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio para melhorar o aspecto visual. Por fim, enxágue retirando o sabão e os resíduos restantes. E, para secar, dê leves batidinhas com um pano seco.

Aproveite a pasta de dentes

Durante uma viagem, a pasta de dentes pode ganhar uma nova utilidade: polir seus acessórios. Com a mesma quantidade que usa para escovar os dentes, a pasta pode tirar as manchas e dar brilho às suas peças.

Use uma escova de cerdas macias ou algodão para espalhar o produto e realizar o polimento. Depois, enxágue e seque com um pano de algodão ou uma flanela.

Tenha cuidados especiais com joias delicadas

Joias com pedras preciosas coladas na sua estrutura não devem ficar submersas. Você pode realizar os mesmos procedimentos da água com sabão, mas sem colocar a joia de molho. Use uma toalha macia e pequena para embeber a solução e aplicar na peça, esfregando-a suavemente.

O enxágue deve ser feito com um pano úmido. Dê leves batidinhas para retirar os restos de sabão. Com um pano seco, deixe a joia descansar de cabeça para baixo. Isso fará com que a umidade escorra e não seja absorvida pela peça.

Evite hábitos que danificam os acessórios

Sempre que for passar perfume, óleo ou creme hidratante, retire seus anéis, brincos, colares e pulseiras. Esses produtos são grandes inimigos dos acessórios, principalmente os folheados. Tenha a mesma atitude quando for executar alguma atividade doméstica que utilize muito as mãos. Isso evita arranhões e quedas das peças.

Quando for à praia, evite usar peças metalizadas. Bronzeadores, água salgada, cloro e areia salinizada podem oxidar seus acessórios e deixá-los escurecidos. Leve uma bolsinha de veludo na bolsa, para quando necessitar retirar algum desses itens.

Com esses cuidados, fica mais fácil manter a qualidade das suas peças. Mas lembre-se: saber como limpar joias e semijoias é tão importante quanto o armazenamento correto. Para evitar atritos, após a limpeza, separe os itens em recipientes com gavetas ou divisórias.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e conheça nossas joias e semijoias. Estamos no Facebook e Instagram.

Total
35
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter