foto: divulgação.

Muita gente tem dificuldade em ressaltar as próprias qualidades. Isso é normal e vem do medo de parecer arrogante ou prepotente. É por isso que é constante a dúvida sobre como fazer marketing pessoal.

A primeira coisa que você precisa entender sobre isso é a seguinte: saber reconhecer os seus méritos não é errado, o que vai gerar ou não essa impressão é a forma como falará sobre eles para terceiros.

Então, para te ajudar com o assunto, elaboramos esse texto com algumas dicas. Confira:

Tenha em mente o seu objetivo

Isso é o principal! O que você quer alcançar com o marketing pessoal? Uma promoção na carreira, uma melhora no relacionamento com os clientes e nas vendas ou uma vaga em uma nova empresa?

Com o objetivo traçado ficará mais fácil estabelecer o que você precisa para conquistá-lo. Algumas vezes será necessário estudar mais, em outras precisará fazer parte de um círculo diferente de pessoas etc.

Descubra a melhor forma de se comunicar

Não esqueça de que a forma como você se dirige às pessoas interfere diretamente na forma como elas te enxergam. Então, pense no grupo que quer atingir com o marketing pessoal e trabalha essa linguagem.

Também tenha atenção às diferentes formas de comunicação: mais informal quando for um diálogo e mais formal quando for um e-mail ou uma carta. Acertar nisso é essencial para causar uma boa impressão.

Invista na sua qualificação

Independente do seu objetivo, qualifique-se. Estude o que puder sobre o mercado, veja como outros profissionais estão investindo na carreira, conheça a concorrência, busque ideias inovadoras e crie confiança no seu que faz.

Ao fazer isso você terá mais segurança para apresentar seu trabalho para terceiros ou para vender os seus produtos para o público alvo.

Seja simpático

Ter simpatia e cordialidade com as pessoas muda totalmente a forma como elas te enxergam e faz com que fiquem mais abertas a tudo o que você quiser apresentar.

Dê um sorriso ao chegar, agradeça, seja atento aos nomes, faça elogios sinceros e comporte-se com os outros como gostaria que eles se comportassem com você.

Tenha atenção à aparência

Para causar boa impressão, é importante cuidar da aparência e da higiene. Pense no mercado que quer entrar e se vista de forma adequada. Algumas profissões exigem roupas mais formais, outras menos, tente se adequar.

Tenha em mente o seguinte: em caso de dúvidas, opte pela discrição. Menos é mais e você não precisa de roupas de grife para estar bem.

Seja pontual

A pontualidade é muito valorizada e mostra responsabilidade e compromisso. Se marcar um horário com um chefe ou um cliente tenha o máximo de cuidado para não se atrasar.

Tenha certeza que isso será visto com bons olhos e trará um grande diferencial para você. Em um mercado competitivo, os detalhes é que fazem a diferença. E atenção: se surgir um imprevisto ligue, explique a situação e tente chegar o mais rápido possível. Nunca deixe a pessoa esperando sem saber a razão.

Invista nas redes sociais

Para criar uma imagem positiva sobre você pense no que vai postar nas redes sociais, na linguagem que vai usar etc. Por mais que seu perfil seja de uso pessoal, as pessoas sempre olham as postagens e criam impressões a partir delas.

É claro que não é necessário perder a autenticidade e deixar de viver a sua vida em função dos outros. Contudo, pequenos detalhes fazem diferença e ter atenção a eles é sempre bom!

Mostre suas qualidades e os seus diferenciais

Sempre que tiver oportunidade apresente uma ideia inovadora, fale de um diferencial do seu trabalho ou dos produtos que oferece.

Para fazer isso não será necessário usar um tom arrogante ou desmerecer o trabalho de outras pessoas. Foque em você, mostre que é esforçado, que já alcançou resultados interessantes em razão do trabalho etc.

Aprenda a trabalhar em equipe

Compartilhar o trabalho com amigos, pedir ajudar, ouvir opiniões e ter humildade também é uma excelente forma de marketing pessoal.

O trabalho em equipe agrega experiência e faz com que outras pessoas percebam naturalmente as qualidades do que você faz. Isso é ótimo porque o boca a boca faz com que as suas qualidades sejam ressaltadas para terceiros.

Tenha responsabilidade com o que promete

Se oferecer um serviço ou produto tenha consciência do que está oferecendo e não prometa resultados que não são reais. As pessoas terão muito mais confiança no seu trabalho e nos resultados se você usar a sinceridade nas relações profissionais e pessoais.

Mostre seu trabalho, fale dos diferenciais dele e esteja aberto para tirar dúvidas e apresentar soluções. Mas não minta e não crie expectativas que não são verdadeiras. Fazendo isso, você terá a possibilidade de cativar o cliente e melhorar a forma como ele vê o seu profissionalismo e as suas qualidades.

Observe e tenha bom senso

Apresente seu produto ou serviço, fale sobre ele, mas tenha atenção às reações do cliente. Não force para vender e não seja insistente demais.

Dê abertura para que ele pense, coloque-se à disposição, tente retorno sem colocar a pessoa em situação constrangedora e, caso receba um não, seja gentil e deixe as portas abertas. Outras oportunidades virão e até mesmo a possibilidade de indicações.

Esteja atento a você

Conheça as suas qualidades e limitações, pense sobre elas e tente evoluir sempre. Aumentar a segurança que tem em você fará com que saiba se apresentar melhor e consiga gerenciar bem os relacionamentos e as dificuldades.

A autoanálise é importante e, acredite, fazendo isso você só tem a ganhar. Vai se tornar um profissional mais competente e mais preparado para os desafios diários e para as complicações que podem aparecer ao longo do caminho.

Agora que você já tem essas dicas de como fazer marketing pessoal, comece a investir na sua imagem e a aumentar a sua credibilidade com os clientes. Com certeza isso vai refletir nas vendas e no sucesso do seu negócio!

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