Como conseguir dinheiro para montar um negócio?

Ter o próprio negócio. Ser dono de uma empresa. Uma boa ideia. Sonhar já é o primeiro passo, mas para tornar esse sonho realidade é preciso agir e você pode começar guardando algum dinheiro. Para montar um negócio, ter dinheiro é essencial, ou seja, é necessário ter pelo menos um capital mínimo. E na hora de tirar a ideia do papel, é normal que muitos empreendedores não tenham todo dinheiro que precisam e acabem buscando outras fontes.

Outro fator determinante para montar o próprio negócio é o planejamento, portanto, é fundamental definir o serviço que se pretende oferecer, os produtos e o público alvo. Também é importante fazer um estudo do mercado em que se pretende atuar e analisar os possíveis resultados. Tudo isso influenciará na hora de conseguir o capital necessário.  Agora, se você já tem pelo menos um projeto básico, mas não sabe como conseguir dinheiro para montar o seu negócio, confira as dicas a seguir:

Procure um sócio

Uma boa alternativa para quem tem pouco dinheiro. Encontrar um sócio pode ser a chance mais acertada, uma vez que a escolha deve ser pensada no financeiro. Desse modo, esse sócio deve entrar com o dinheiro. Também é possível formar um acordo, nesse caso, o sócio entra com o dinheiro somente enquanto você monta o negócio. Mas atenção, pois o ideal é que seja feito um contrato contendo tudo o que foi combinado e muito bem explicado.

Ajuda de amigos e familiares

Se o seu negócio exige baixo investimento, procurar a ajuda de amigos e familiares pode ser uma boa escolha. Você pode começar informando sobre a sua ideia e planejamento. Depois, tente fazer uma vaquinha com amigos e familiares, vender rifas também pode ajudar.

Financiamento coletivo

Existem sites que promovem financiamentos coletivos e que ajudam pessoas a tirarem uma ideia do papel. Mas, para conseguir abrir um negócio por meio de um financiamento coletivo, é necessário uma boa apresentação, clareza e iniciativa.

Empréstimo

Uma opção arriscada, pois os juros são altos e o lucro da sua empresa pode acabar sendo todo destinado para o pagamento do empréstimo. Mas se a sua empresa precisar de investimento baixo para começar, nesse caso, o empréstimo pode ser uma opção viável em vista que, quanto menor for o crédito, mais fácil será para pagar depois.

Mesmo existindo algumas oportunidades de se conseguir dinheiro para investir no próprio negócio, a melhor opção sempre será juntar, guardar tudo o que puder e ir se planejando.

Desse modo, todas as alternativas citadas acima serão apenas um complemento para se conseguir os recursos necessários.

E para quem está pensando em montar um negócio com investimento inicial baixo e que tenha boas oportunidades de crescimento, pode optar pelo segmento da beleza. Cosméticos, roupas e revenda de semijoias, são alguns exemplos que têm dado muito certo entre empreendedores pelo mundo afora.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter