Como aumentar as vendas no bazar de amigas?

Em momentos de dificuldade financeira, qualquer oportunidade de ganhar um dinheiro extra ou conseguir algum desconto é muito bem-vinda, não é mesmo? Nessas horas, a criatividade se torna uma poderosa aliada, gerando novos formatos de negócio para unir as necessidades de gerar renda e reduzir gastos domésticos. Uma dessas alternativas é o bazar de amigas.

Esse evento é a chance de se desfazer de artigos que estão parados, sem uso, e trocá-los por novos ou vender a um preço mais acessível.

Considerando que a maioria das pessoas tem, em casa, roupas em bom estado, porém pouco utilizadas e que não servem mais, que tal dividir a ideia com suas amigas e conseguir uma renda extra?

Neste artigo, nós preparamos várias dicas para você elaborar o seu próprio bazar de amigas, desde o planejamento até o dia de fazer a venda. Então, se quiser aprender como tornar esse evento bem-sucedido, continue a leitura!

Como planejar um bazar de amigas?

O planejamento é sempre muito importante. Investir tempo nessa etapa significa minimizar as chances de problemas e realizar tudo com tranquilidade.

Pense no local

A reunião de amigas não tem o único objetivo de vender, mas também de confraternizar. Por isso, escolha um local agradável e espaçoso, onde você possa expor as peças com organização e todos possam circular confortavelmente.

Defina a data

Lembre-se de olhar o calendário, a agenda e o Facebook para evitar que a data escolhida coincida com outro evento. Outra dica importante é o período do mês: na primeira quinzena há mais chances de as pessoas terem dinheiro para gastar.

Distribua convites

Depois de decidir sobre a data, o horário e o local, crie um convite especial e entregue com alguns dias de antecedência. De preferência, inclua a confirmação de presença, para facilitar seu planejamento.

Se a estrutura comportar mais participantes, divulgue

Hoje em dia existem muitas maneiras fáceis de divulgar qualquer coisa. E, o melhor de tudo, de graça ou a um custo baixo. Uma boa ideia é criar um banner exclusivo para compartilhar nas redes sociais e que pode ser enviado por e-mail e WhatsApp.

Não tenha vergonha de pedir aos seus amigos e contatos para que eles compartilhem em suas redes. Mas, lembre-se: essa alternativa é somente para locais que comportem mais pessoas e um estoque que possa atender a um número maior de convidadas também. Você não vai querer que seu bazar de amigas tenha problemas com o espaço, não é?

Prepare cada peça

Selecione todos os itens arrecadados e tenha certeza de que estão em boas condições de uso. Cada um deles precisa ter sido lavado e passado. No caso de calçados, também garantir que estejam limpos e, se for o caso, encerados.

Personalize as embalagens

Para tornar seu momento mais charmoso e inesquecível, você pode pensar em personalizar as embalagens. Para isso, não é necessário investir muito dinheiro. Um carimbo exclusivo, para embalagens de papel, ou uma etiqueta presa com uma fita na sacola são opções bastante acessíveis.

Planeje as modalidades de pagamento

Esse é um ponto muito importante. Caso a forma de pagamento seja somente em dinheiro, garanta que haverá troco. Se forem dispor de uma máquina de cartões, é preciso deixá-la carregada e pensar na conexão com a internet. Pode ser interessante, também, incluir no convite as informações sobre as formas de pagamento.

Como vender mais no dia do bazar de amigas?

Um dos segredos para qualquer estabelecimento comercial é fazer com que o cliente se sinta confortável e à vontade. No caso do bazar, alguns cuidados podem garantir um ambiente de aconchego.

Organize por setores

Os itens arrecadados devem ser divididos por categoria: feminina, masculina, infantil. E, dentro de cada categoria, separar por característica ou produto: calça, vestido, camisa, saia, blusinha. Em seguida, reserve locais diferentes para cada subcategoria, como se fossem setores de uma loja.

Exponha as peças individualmente

Nada mais desmotivante que uma pilha de roupas amontoadas e desarrumadas para você olhar. Por isso, exponha cada item um a um, em cabides ou manequins. Se possível, utilize diferentes araras para os vários tipos de roupa.

Crie sugestões de look

Se você puder contar com manequins ou outro tipo de expositor que permita isso, aproveite para combinar peças e dar ideias às suas convidadas de como fazer composições bonitas e de bom gosto.

Tenha preços adequados

Na hora de precificar os produtos, considere o estado de conservação e a marca, por exemplo. Sempre lembrando que os preços mais baixos são a marca registrada dos bazares de roupas usadas, portanto, precisam estar de acordo com essa expectativa. Uma boa alternativa é criar etiquetas e deixá-las nas peças.

Idealize os espaços

Como dissemos, é muito importante criar um ambiente aconchegante. Sendo assim, pense em um lugar onde as pessoas possam sentar para descansar ou conversar. Tenha certeza de que os banheiros estão limpos e dispõem de todo material necessário. E não esqueça de criar um local para servir de provador, com um espelho grande e lugar para acomodar o que será vestido.

Ofereça bebidas e aperitivos

Ainda pensando nos espaços, reserve uma área de confraternização. Monte uma bela mesa com bebidas e comidinhas, guardanapos, pratos, copos e talheres, se necessário.

Dê atenção às suas convidadas

Se o seu planejamento foi bem realizado, haverá tempo de dar toda a atenção às convidadas. Faça com que elas se sintam especiais e, mesmo que não seja possível passar muito tempo com cada uma, jamais deixe de ser simpática e gentil. Aproveite a ocasião para investir no seu marketing pessoal.

A verdade é que o número de empreendedores e o mercado informal têm crescido muito. Portanto, quem pretende se destacar precisa buscar diferentes alternativas de criar uma renda ou reforçar a que já possui.

Como acabamos de ver, organizar a venda de produtos usados é uma tarefa realizável e com grandes chances de sucesso. A quem optar pelo bazar de amigas, pensar em cada detalhe é fundamental para criar uma imagem positiva do evento e conseguir boas vendas. Com as orientações deste artigo, fica mais fácil atingir esse objetivo.

Se você gostou dessas informações, siga nossas redes sociais e conheça outras dicas para melhorar os negócios e aumentar sua renda. Estamos no Facebook e no Instagram!

Total
14
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter