Você se aventurou na revenda de joias e semijoias e quer se destacar nesse mercado? Não sabe como fazer o atendimento ao cliente? Saiba que, para ser uma profissional excelente e conseguir ampliar o seu negócio, trabalhar com produtos diferenciados e de qualidade é fundamental. Mas, além disso, saber a melhor forma de se relacionar com a clientela pode alavancar muito as suas vendas.
Um bom atendimento ao cliente é essencial em qualquer negócio, mas talvez você ainda tenha algumas dúvidas do que fazer para melhorá-lo. Por isso, neste post, fizemos um miniguia com tudo o que você precisa saber. Não perca!
O que é o atendimento ao cliente?
“Atendimento ao cliente” é uma expressão utilizada com frequência, mas você sabe realmente o que ela significa? Atender o cliente não é exatamente o mesmo que vender, por exemplo. Na verdade, o atendimento é uma etapa — muito importante — de todo o processo de venda.
A venda propriamente dita tem uma definição específica: significa que o negócio foi finalizado e o cliente foi para casa com o produto. Já o atendimento tem um significado mais amplo, e tem a ver com o relacionamento que você constrói com seus clientes, que deve ser baseado na confiança e no cuidado. Ou seja, o atendimento é o que acontece antes, durante e depois da venda.
O atendimento engloba tudo o que você faz para que o cliente fique sempre satisfeito com os seus produtos. Isso inclui diversas atitudes, como pesquisar sobre quem ele é, mostrar-se interessado nele, saber ouvir e falar na hora certa, saber tudo sobre os produtos que você oferece, além de manter um bom relacionamento com ele.
Qual a importância do atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é importante para qualquer tipo de negócio, não apenas para grandes ou pequenas empresas. Mesmo revendedores autônomos podem se beneficiar muito aprendendo a realizar um bom atendimento!
Para se destacar na sua atividade, é preciso saber ir além de uma simples venda, estabelecendo uma relação de confiança com os clientes e fazendo com que eles realmente enxerguem valor nos produtos que você oferece.
Além de facilitar a finalização da venda — o que é ótimo, pois é o objetivo final do seu trabalho —, um bom atendimento fideliza os clientes, ou seja, aumenta a chance de comprarem novamente e de indicarem você para outras pessoas.
Isso porque, se você faz com que o cliente se sinta cuidado, satisfeito e atendido em suas necessidades e desejos, você se torna uma referência naquela área e, sempre que ele precisar daquele tipo de produto, você será a primeira pessoa que ele vai procurar.
Como fazer um bom atendimento ao cliente?
Agora você já sabe o que é o atendimento ao cliente e qual a importância dele para o crescimento do seu negócio. E então, quer saber como melhorar seu atendimento e aumentar as suas vendas?
Separamos para você algumas dicas valiosas de como fazer um bom atendimento ao cliente:
Saiba tudo sobre os seus produtos
Para demonstrar segurança, é importante ter na ponta da língua todas as informações sobre os seus produtos: suas características, vantagens e como cada um deles pode beneficiar as suas clientes.
Se você revende joias ou semijoias, deve saber se aquele brinco ou colar vai fazer com que elas se sintam mais elegantes para o trabalho ou mais glamorosas para uma festa, por exemplo.
Outro ponto importante é: fique por dentro de todas as novidades da sua área. Esteja atenta às novas tendências, acompanhe livros, revistas e blogs, e saiba dar dicas de uso e de combinações das suas peças.
Entenda quem são as suas clientes
Não adianta achar que todos têm os gostos parecidos com os seus. É fundamental conhecer suas clientes e entender seus hábitos, gostos, estilos, além de suas necessidades, desejos e prioridades.
Para isso, seja observadora, converse muito, faça perguntas. Com essas informações, tenha no seu estoque os produtos que atenderão às necessidades da sua clientela. A partir disso, será mais fácil atender cada pessoa de forma personalizada e cuidadosa, para que ela se sinta única e atendida em seus desejos.
Tenha uma postura positiva e aberta
Se você estiver de cara fechada, reclamando de tudo e com postura pessimista, dificilmente as pessoas vão querer comprar com você. Por isso, mantenha sempre uma postura aberta, positiva e receptiva.
Bote um sorriso no rosto e, com sua motivação, inspire as clientes a adquirirem seus produtos!
Mostre-se disponível
Não é legal ser aquela vendedora que já chega mostrando tudo e empurrando vários produtos para as clientes, pressionando-as a comprar. Ao contrário, durante a venda, mostre-se totalmente disponível e empenhada em ajudá-las a encontrar o que querem, e elas se sentirão mais à vontade — mostrar os produtos assim surtirá muito mais efeito.
Marque também a sua disponibilidade para o pós-venda. A cliente precisa sentir que poderá recorrer a você com qualquer questão ou problema que tiver. Manter o relacionamento depois da venda inspira confiança e facilita a fidelização dos clientes.
Escute as clientes com atenção
Ser aquela vendedora superanimada, que fala sem parar, pode afastar a clientela, ao invés de aproximar. Deixe que as clientes falem bastante, expliquem quais são os seus desejos e expectativas, pontuem suas objeções e críticas em relação aos produtos.
E ouça sempre com muita atenção. Além de ser uma fonte de aprendizado sobre suas clientes, você demonstra interesse e faz com que elas se sintam cuidadas.
Saiba a hora certa de falar
Além de saber ouvir, é preciso saber também a maneira e a hora certa de falar. No início do atendimento, é importante que você faça as perguntas certas, que estimulem as clientes a falar mais. E nunca interrompa enquanto elas estiverem falando!
Ao falar sobre os produtos, mostre como eles podem ser interessantes para as clientes, mas só depois de ouvi-las e entender quais são suas preferências. E, se elas fizerem objeções aos produtos, não responda de forma muito incisiva ou se colocando “contra” elas: contorne a situação de forma cuidadosa, buscando outras soluções.
Mostre soluções para os problemas do cliente
Ao mostrar os produtos, diga quais são as vantagens que podem ser realmente benéficas e ter algum valor para aquela cliente.
Por exemplo, se ela tem um estilo discreto e quer adquirir brincos que podem ser usados no trabalho, mostre a ela pares pequenos e sofisticados e fale sobre como eles farão com que ela se sinta mais bonita sem chamar muita atenção.
Depois, diga que essa peça fica ótima com um colar também discreto e charmoso — e assim a cliente sai com mais produtos do que tinha intenção de comprar!
Não adianta encher essa cliente de produtos maxi ou despojados, por exemplo, se isso é muito diferente do que ela está buscando. Então, pergunte-se: quais produtos podem deixar essa cliente mais feliz, e como?
Seja sincera
É fundamental que você seja verdadeira e sincera com suas clientes. Elas vão perceber se você disser algo só para agradá-las ou convencê-las, e isso pode minar a confiança delas em você. Converse de maneira aberta e procure as soluções de forma conjunta.
Além disso, se a cliente perguntar algo que você não sabe, não invente qualquer resposta. Seja sincera e diga que você vai pesquisar e passar as informações para ela depois, seja pessoalmente, por e-mail ou telefone.
Colocando essas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente em prática, você rapidamente verá os impactos em suas vendas. E não é tão difícil, não é mesmo? O mais importante é lembrar-se que os clientes sempre buscam, além de produtos de qualidade, uma relação de confiança e cuidado — e é para isso que você deve se esforçar.
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