Apresentação de produtos: como mostrar para os clientes?

Uma apresentação de produtos é parte fundamental da sua estratégia de venda e deve ser feita com muito cuidado. Não basta apenas evidenciar o que você tem a vender. Afinal essa será a primeira interação do consumidor com a sua empresa, por isso, primeiras impressões são críticas.

O objetivo de uma apresentação de produtos pode variar, mas em geral trata-se de concretizar uma venda. No artigo de hoje, você vai conhecer algumas dicas para criar demonstrações incríveis e gerar sucesso em vendas. Comece já a leitura!

O que levar em consideração ao fazer uma apresentação de produtos?

Antes de começar a fazer a sua apresentação de produtos, pare e considere os seguintes questionamentos:

Qual é o objetivo e a call-to-action da sua apresentação?

No final dela você quer que algo aconteça, não é mesmo? Ou seja, que o consumidor avance no processo de venda ou que seu negócio consiga algum tipo de investimento. É imprescindível, porém, que você saiba para onde a sua apresentação deve ir a fim de que seja bem-sucedida.

Você conhece sua audiência?

Outro ponto fundamental é entender para quem você está fazendo uma apresentação, ou seja, o tipo do público. Isso Define a linguagem a ser utilizada e suas necessidades moldam a forma como você deve apresentar seu produto.

Seus clientes conhecem seu produto?

É mais fácil quando estamos tentando vender alguma coisa que as pessoas já conhecem. Entretanto, esse nem sempre será o caso. Por isso, se os seus clientes não sabem nada sobre o produto, você terá de levar isso em consideração ao apresentá-lo.

Quem fará a apresentação?

Dependendo de quem será o responsável por levar a mensagem da empresa para os consumidores, gestores e decisores, que são público da apresentação, a sua forma de estruturar o discurso deve mudar.

É muito útil para você e, consequentemente, para o seu negócio anotar a resposta a essas perguntas o quanto antes. Assim você pode revisá-las caso fique preso em uma parte do processo e consegue garantir que o resultado final seja exatamente o que se esperava.

Uma vez que se tenha delineada sua apresentação básica, ou seja, tenha respondido a essas questões, você pode passar para as próximas etapas.

Por onde começar minha apresentação de produtos?

O melhor lugar para começar a sua apresentação de produtos é em um rascunho que você tem a oportunidade de evidenciar todos os pontos que gostaria de explorar ao longo da exposição. Por isso, o seu primeiro objetivo é desenhar em uma folha de papel como a apresentação será feita, para que seja fácil se orientar depois.

Crie uma introdução, defina sua agenda, coloque as informações da empresa e deixe claras as funcionalidades do produto. Posicionamento do negócio e benefícios que se relacionam com o seu público-alvo são importantes também. Por último, não se esqueça de argumentar em favor daquilo que está vendendo e fazer uma chamada para ação.

O que deve estar incluído em minha apresentação de produtos?

Agora que você já sabe o básico, vamos pontuar exatamente o que não pode faltar em uma apresentação de produtos completa. Fique atento às orientações a seguir:

1. Exemplos

A melhor maneira de convencer o seu interlocutor de que o produto que você está vendendo é a melhor opção para ele é dando exemplos de seu uso. Por isso, não se esqueça de incluir, ao longo da sua apresentação, casos reais em que o que está sendo vendido foi útil para compradores.

2. Uma linguagem simples

Para demonstrar aos consumidores em potencial que o seu produto é uma boa ideia, uma das técnicas mais fundamentais é simplificar a sua argumentação. Mantenha as informações fluidas e evite incluir texto demais. Se você sentir vontade de inserir mais que alguns tópicos em seus slides, faça anotações e passe-as para o responsável pela apresentação utilizar como comentários.

Use imagens que façam jus ao seu produto e o divulguem muito bem. Muitas vezes, elas são mais decisivas para atingir o seu público-alvo do que grandes blocos de texto.

3. Objetividade

Faça da sua apresentação a mais objetiva e curta que puder ser. Você está ali para atrair as pessoas na direção da necessidade de adquirir um produto, e não para irritá-las com um amontoado de dados e informações que não serão imediatamente úteis. Resuma, inclua imagens e dê dinamismo para o discurso.

4. Conhecimento do público-alvo

Como já citamos acima, um dos passos fundamentais para uma boa apresentação de produtos é conhecer exatamente quem é o seu público-alvo. Descubra para quem você está falando e adeque o seu discurso às necessidades, sonhos e anseios dessas pessoas. Uma boa pesquisa poderá ajudá-lo a vender muito mais e com menos esforços.

Quando você conhece as pessoas para quem está tentando fazer uma venda é muito mais fácil atingi-las em suas dores, ou seja, endereçar exatamente seus principais problemas. Faça disso seu grande objetivo em qualquer apresentação de produto.

5. Demonstrações de produto

Uma das maneiras mais simples de fazer a sua apresentação ser mais convincente do que ela era há alguns minutos é incluir uma demonstração de produto. Afinal, se aquilo que você está vendendo é tão bom assim por que não mostrar? Coloque seus produtos em ação e encontre oportunidades no seu discurso para inserir interações com as peças.

6. Muito preparo

Nunca vá para uma apresentação sem conhecer todas as informações disponíveis a respeito de um produto. Isso dará a você recursos para lidar com objeções, responder a perguntas e conferir interatividade à sua apresentação de produtos.

Um vendedor que desconhece aquilo que vende terá dificuldades de fazê-lo, mas um que tem familiaridade o bastante com seus produtos terá muito mais autoridade.

Uma apresentação de produtos matadora vai fazer toda a diferença entre fechar um número considerável de negócios ou ficar abaixo do esperado. Por isso, fique atento às dicas que citamos aqui e coloque-as em prática o mais rápido possível.

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