5 mulheres empreendedoras que vão inspirar você

Quer se inspirar em mulheres empreendedoras? Iniciar um empreendimento não é uma tarefa fácil. Grande parte das pessoas que se aventura no próprio negócio conta como a insistência e o trabalho duro foram necessários para que um dia pudessem atingir o sucesso.

Quando uma mulher resolve empreender o desafio pode ser ainda maior, pois ela é instigada, a todo o momento, dentro de seu negócio. Além disso, muitas delas já são mães e, mesmo assim, não se deixaram abalar e tornaram suas marcas milionárias.

Confira as histórias de superação e negócios que preparamos para você

1. Luiza Trajano

Talvez você não esteja lembrada do nome Luiza Trajano, mas, com certeza, já esteve em uma de suas 800 lojas, espalhadas pelo Brasil: o Magazine Luiza. Com um faturamento de aproximadamente 9 bilhões ao ano, a rede compete com grandes varejistas, como as Casas Bahia e o Ponto Frio.

Voltando no tempo, o empreendimento começou quando Luiza e seu marido, Pelegrino, compraram uma loja de presentes chamada A Cristaleira, em 1957. Localizada na cidade de Franca, em São Paulo, o negócio passou por diversas mudanças até se tornar o que é hoje.

Muito desse sucesso vem do desempenho de Luiza, que já atuou em praticamente todas as áreas dentro de sua empresa. Desde o setor de cobranças, passando pelo atendimento no balcão e chegando até a diretoria, ela sempre fez questão de compreender as necessidades de seus clientes, um a um.

2. Cleusa Maria

Cleusa Maria é o nome da empreendedora que está por trás da famosa Sodiê Doces. Com mais de 250 unidades espalhadas pelo país, suas franquias rendem mais de 50 milhões ao ano. Entretanto, nem sempre tudo foi tão próspero na vida de Cleusa.

Aos 9 anos ela já trabalhava como cortadora de cana para ajudar a complementar a renda da família. Pela adolescência, trabalhou como empregada doméstica e diarista, até que um dia uma de suas patroas lhe ensinou a fazer um bolo.

Foi a oportunidade que ela precisava para dar início a um dos maiores negócios no ramo da confeitaria brasileira e ajudar sua mãe a parar de trabalhar, aos 50 anos de idade.

Cleusa conta que o percurso não foi fácil, mas que a perseverança fez com que ela alcançasse o sucesso. Foram muitas noites mal dormidas antes que ela pudesse abrir seu estabelecimento e mais de 10 anos de trabalho para construir a Sodiê que conhecemos hoje.

3. Zica Assis

Apesar de ser conhecida como Zica, Heloísa Helena de Assis é o nome da empreendedora que fundou o Instituto Beleza Natural.

Sua vida profissional começou aos 9 anos, como empregada doméstica, depois como babá e faxineira, até que ela resolveu fazer um curso de cabeleireira.

A intenção de Zica não era abrir um negócio, mas sim entender sobre seu próprio cabelo e poder desenvolver um produto que auxiliasse no tratamento dos fios crespos. Logo, ela mesma misturava as fórmulas e testava em suas mechas.

Ao encontrar a receita ideal ela patenteou a fórmula e começou a pensar em abrir um salão. A falta de recursos foi um fator que dificultou a vida da empreendedora. Seu marido, Jair, teve que vender o único bem da família — um Fusca — para dar início ao empreendimento.

Após 3 meses da inauguração, o salão já era um sucesso e formava filas na portas. Hoje, além das unidades no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Zica é dona de uma fábrica que produz 300 toneladas de seu produto ao mês.

4. Mary Kay Ash

Outro nome famoso no mundo dos empreendimentos femininos é o de Mary Kay Ash. Fundadora da famosa marca de maquiagens, ela já tinha uma carreira muito consolidada dentro do mercado de vendas diretas quando resolveu erguer seu império, em 1963.

Com a ajuda do filho e 5 mil dólares de suas economias, Mary Kay abriu um pequeno espaço na cidade de Dallas, no Texas. Com apenas 5 produtos nas prateleiras, a principal motivação da aposentada era a determinação.

Mary Kay era muito boa em incentivar suas funcionárias que, mais tarde, seriam suas consultoras de beleza. Para ela, o importante era fazer com que cada mulher se sentisse única e especial.

Atualmente, a Mary Kay é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo, contando com milhões de revendedoras que transformaram suas vidas e também puderam dar início ao seu próprio negócio, graças ao sonho dessa bela mulher.

5. Joy Mangano

Joy Mangano é um nome muito conhecido em terras estrangeiras. A empreendedora e inventora é dona de uma fortuna de bilhões de euros, que foi conquistada com muita criatividade e perseverança.

Desde a infância, Joy gostava de inventar coisas. Ela procurava por necessidades sem solução do dia a dia e criava um produto que resolveria o problema. Mesmo com tanta criatividade — e uma formação em administração de empresas — Joy enfrentou muito preconceito por ser mulher e tentar empreender nos Estados Unidos, um dos lugares mais desafiadores para fazer um negócio vingar.

Entre suas invenções, uma ganhou destaque: um esfregão com tiras de algodão, que não precisava ser torcido na mão, já que contava com um mecanismo que diminuiria esse trabalho. Apesar de ninguém acreditar na sua ideia, Joy mandou confeccionar 100 itens.

Em um primeiro momento os esfregões não venderam, até que a própria empreendedora começou a participar dos comerciais que divulgavam o produto. Foi aí que houve uma guinada nas vendas e ela conseguiu vender 18 mil unidades em minutos.

Depois desse sucesso, as outras invenções ganharam mais credibilidade. Hoje, Joy possui mais de 100 produtos patenteados e segue conquistando títulos, como o de empresária do ano e uma das mulheres mais criativas do mundo.

De uma coisa já sabemos: ter uma empresa de sucesso requer muito trabalho, tempo e dedicação, mas a recompensa vem na mesma medida. Essas mulheres empreendedoras mostraram que foram capazes de superar limites e transformar desafios em oportunidade. Sendo assim, não desista do seu sonho. Avalie suas possibilidades, trabalhe duro e se mantenha motivada todos os dias. Temos certeza que você alcançará todos os seus objetivos, assim como todas essas mulheres maravilhosas!

Gostou do post? Que tal compartilhar essas histórias inspiradoras em suas redes sociais? É certo que você também motivará muita gente hoje!

Total
59
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter