5 dicas para empreender com pouco dinheiro em 2019

Pensar na possibilidade de empreender com pouco dinheiro é algo que intriga você? Sonhar em ter aquele negócio próprio, mesmo com tantas contas para pagar e o salário na risca, é algo recorrente em sua vida também? Não se assuste: você está no lugar certo para que essas dúvidas deem lugar à certeza e à confiança.

Ser empresário no país em que vivemos hoje é algo que exige ousadia, tino para o empreendimento, sabedoria e resiliência. Isso porque, a cada dia que passa, o mercado está mais concorrido, competitivo e selvagem. E se não nos adaptarmos a ele, viramos presa fácil para quem está preparado e seguro do que faz.

Por isso mesmo, é preciso analisar cuidadosamente qual o melhor negócio a se investir. Se você entrar em um empreendimento que não é sua praia, a chance de não dar certo e perder dinheiro aumentam consideravelmente.

A seguir, mostraremos 5 dicas para que você empreenda mesmo sem ter muito capital e, assim, comece o ano de 2019 com o pé direito. Venha com a gente!

1. Comece com algo que já saiba fazer

Quando trabalhamos com aquilo que já estamos acostumados a fazer, temos amplo conhecimento e dominamos facilmente, melhoramos a qualidade do negócio. Desenvolver o trabalho em cima de suas habilidades é um passo essencial para alavancar o empreendimento.

Além disso, não será preciso outra pessoa que não seja você para a execução das tarefas. E isso pode gerar uma economia com empregados inicialmente.

Faça uma autoanálise daquilo que faz de melhor e o que mais te da prazer. Talvez essa seja justamente a chance de parar de fazer o que já faz há bastante tempo e mudar o rumo de sua vida. E, quando descobrir aquilo que proporciona bem-estar a você, entre de cabeça e seja feliz, acima de tudo.

2. Trabalhe seu networking

Sabemos muito bem que grandes empresas podem pagar para que emissoras de televisão, revistas importantes e sites muito acessados divulguem seus produtos. Nessa brincadeira, estão incluídos grandes valores, dependendo do conteúdo.

Mas temos a plena consciência de que, para quem está começando a dar os primeiros passos no negócio, o jogo é um pouco mais complicado, não é mesmo? Portanto, não existe merchandising melhor do que a “propaganda boca a boca”.

Assim, a pessoa experimenta seu produto e sai divulgando para quem conhece, sem ao menos você precisar pagar um centavo a ela. E não existe forma melhor de começar essa corrente do que falando com parentes, amigos, conhecidos e quem mais puder levar seus itens adiante.

Para que essas pessoas se sintam bem em anunciar o produto, podem ser feitos, ainda, cartões-fidelidade, promoções, premiações, entre outros. Tudo isso ajuda a atrair o público, fidelizando-o e aumentando sua demanda.

3. Utilize aquilo que tem

Para empreender com pouco dinheiro, é preciso entender que, no início, as coisas terão que ser básicas. Não importa se seu capital vem de uma reserva, de um acerto na empresa em que trabalhava ou de alguém que deu ou emprestou: ele deve ser usado racionalmente.

O que você deve entender é que, dependendo do negócio que começar, é possível utilizar aquilo que já tem em casa. Portanto, não hesite em aproveitar móveis, utensílios domésticos ou, até mesmo, um espaço de sua residência para começar.

Muitos são os exemplos de pequenos negócios que começaram em um fundo de garagem e se tornaram grandes, como: Apple, Google, Microsoft, Amazon, Harley-Davidson, entre outros. Você pode adotar também o sistema home office, caso seu ramo seja algo mais liberal e virtual.

Transforme algum cômodo de sua casa em escritório ou use somente o seu computador. Isso ajudará a reter os custos iniciais, já que sua empresa está apenas começando e cada centavo economizado é uma dor de cabeça a menos no fim do mês.

4. Explore o marketing digital e de rede

Essas estruturas de negócio funcionam tanto para quem está começando um empreendimento agora, sem um tostão no bolso, quanto para grandes empresas já estabelecidas no mercado. São ferramentas simples e com custos para investimento muito baixos.

Em vez de tentar disseminar seu trabalho em jornais, rádios e TV, por que não optar pela forma mais democrática de divulgação que existe — a internet? Não deixe de usar redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, além de blogs, sites e outros meios, para vender seus produtos ou serviços.

Outra forma de crescer é por meio do marketing de rede. Basicamente, você vai montar um sistema estrutural, em que dará comissão para as pessoas que trabalharem com você espalhando para outras o produto ou a oferta de trabalho. E, cada vez mais, elas venderão com menos esforços, pois houve uma ramificação do trabalho.

5. Faça um MVP (Mínimo Produto Viável)

Quem está começando a empreender agora não tem, provavelmente, muitos produtos ou serviços. Então, para conseguir um crescimento inteligente, saudável e sustentável, recomendamos que vá construindo o produto na proporção em que aumentar a demanda.

Quando se cria um item à medida que o público necessita dele para solucionar seu problema, é mais fácil conseguir refazê-lo ou, quando não houver mais interesse, mudar a estratégia. Essa postura é bem mais vantajosa do que se arriscar com uma produção em larga escala e correr o risco de tomar um prejuízo desastroso, concorda?

Para se ter uma ideia, a Evnts, empresa que terceiriza serviços de reserva de hotéis online, começou seus negócios em 2015, com um capital inicial de 10 mil reais. Quando foram fechar as contas em 2016, o faturamento já ultrapassava os 2,5 milhões de reais. E eles iniciaram exatamente por esse modelo de “Mínimo Produto Viável”.

Percebe como é simples começar um negócio do zero? Até porque, nessa crise, são poucos aqueles que estão conseguindo ter uma boa quantia em dinheiro para investir alto de início. Isso seria arriscar demais sem ter, pelo menos, a estimativa de recuperação do capital.

E então? Gostou de conhecer formas e dicas para empreender com pouco dinheiro? Já sabe em que vai investir em 2019? Não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e ajudar seus amigos a também darem uma guinada na vida!

Total
50
Shares

Receba Novidades

Inscreva-se em nossa newsletter